Rogério Cruz amplia recursos destinados à merenda escolar e diz que iniciativa demonstra “compromisso da gestão com ensino de qualidade e segurança nutricional dos alunos”

Criado: Sexta, 24 de Março de 2023, 11h12 | Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 11h12 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 08h20

Com reajuste, contrapartida do município será 264% maior do que valor repassado pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Somente neste ano, Secretaria Municipal de Educação destinará R$ 43 milhões na aquisição de merenda. “Priorizamos, no dia a dia, produtos saudáveis, como frutas e verduras com alto teor de vitaminas”, destaca prefeito. Em solenidade, ele ainda realiza entrega de 13 mil livros para Cmeis da capital

entregadelivrosO prefeito Rogério Cruz anunciou, na tarde desta quarta-feira (15/03), a ampliação dos valores destinados à aquisição de merenda escolar na rede municipal de ensino. Com o reajuste, que será implementado ainda neste mês de março, a contrapartida do município será 264% maior do que o valor repassado pelo Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal, e contou com as presenças de servidores da Secretaria de Educação (SME).

Com essa ampliação nos valores dos recursos, a previsão da SME é de destinar, somente em 2023, cerca de R$ 44 milhões para aquisição de merenda, levando em consideração que, no ano passado, foram investidos, por parte do município, R$ 27 milhões no programa de alimentação escolar.

O reajuste, definido após estudos técnicos realizados pela Secretaria de Educação, continua a garantir alimentação de qualidade aos 115 mil alunos matriculados nas unidades educacionais de Goiânia.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a ampliação dos recursos destinados à merenda demonstra o compromisso da atual administração municipal com a educação e com a segurança nutricional dos estudantes.

“Uma alimentação saudável e nutritiva é a base para que crianças, jovens e adultos possam aprender com qualidade. Pensando nisso, ampliamos os recursos destinados à merenda e priorizamos, no dia a dia, alimentos saudáveis, como frutas e verduras com alto teor de vitaminas”, destaca o prefeito.

Durante o discurso dirigido aos profissionais da SME, Rogério Cruz agradeceu o empenho diário de cada um, e afirmou que não foi por acaso que Goiânia saltou de 9° para o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras.

entregadelivros1"Sempre acreditei na capacidade de vocês que atuam nas nossas unidades educacionais. Sou grato pela dedicação de todos, que têm levado a educação de Goiânia a altos lugares, com o reconhecimento do nosso País quando passamos a ocupar a 4ª posição no Ideb”, comenta Rogério Cruz."Para garantir o reajuste, a Secretaria Municipal de Educação considerou, sobretudo, o aumento dos preços dos alimentos acima da inflação, confirmado por meio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ao longo de 2021 e 2022. Os valores reajustados, segundo o titular da SME, Wellington Bessa, vão garantir a continuidade do programa de alimentação escolar da rede municipal de ensino, que é referência nacional.

“Cuidar da alimentação escolar é uma prioridade para a atual administração. Com o reajuste, continuamos a garantir a qualidade das refeições que tanto contribui com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes”, afirma Bessa. Segundo avalia, alunos permanecem na escola com alimentação balanceada, e de muita qualidade. “Eles terão a segurança alimentar de que precisam para se desenvolver pedagogicamente, e fisicamente”, completa.

A gerente do Programa de Alimentação Educacional da SME, Marta Helena de Almeida, explica que a ampliação de recursos ocorre pelo segundo ano consecutivo, e os valores repassados para as instituições são calculados de maneira per capita. Em Goiânia, cada unidade é responsável por adquirir os itens alimentícios, conforme os cardápios elaborados pelas equipes de nutrição da SME Goiânia.

“O que o prefeito Rogério Cruz anuncia hoje traz um conforto e uma alegria muito grande, porque desde 2017 esse valor não é reajustado e, com isso, os alunos vão receber nas escolas alimento de qualidade, porque nós temos gestores sensíveis com esse assunto”, sublinha Marta Helena de Almeida.

entregadelivros2

Livros
Também na solenidade, o prefeito Rogério Cruz realizou a entrega de 13 mil livros para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e visa melhorar a proposta pedagógica.

“São investimentos em segmentos diferentes com um único propósito: garantir um ensino de qualidade para os filhos das famílias goianienses”, comenta o prefeito Rogério Cruz ao repassar os livros às unidades educacionais.

Participaram da solenidade de anúncio da ampliação dos repasses do município destinados à aquisição de merenda escolar da rede municipal de ensino, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Wellington Paranhos, os secretários executivos do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais (Imas), Marcos Vinícius, e da Controladoria-Geral do Município (CGM), Luiz Cesar, o superintendente Pedagógico da SME, Marcelo Ferreira, a superintendente de Gestão de Rede e Inovação da SME, Clarislene de Paula, o diretor Pedagógico da SME, Azézio Barreto, e o ex-vereador Marlon Teixeira.