Página inicial > Institucional > Notícias > Equipe formada apenas por meninas que representa Prefeitura de Goiânia é destaque no Torneio Sesi de Robótica First Lego League

Criado: Segunda, 14 de Março de 2022, 12h10 | Publicado: Sábado, 12 de Março de 2022, 09h10 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2022, 12h10

Competidoras da Secretaria Municipal de Educação são da Escola Municipal Alice Coutinho, unidade onde prefeito Rogério Cruz inaugurou primeiro Laboratório Maker da rede pública da capital. “Se hoje Goiânia tem condições de enviar equipe para torneios nacional e estadual de robótica é porque a gestão municipal investe em projetos inovadores que colocam estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem”, afirma

robóticaNo mês dedicado às mulheres, a equipe que representa a Prefeitura de Goiânia no Torneio Sesi de Robótica First Lego League é formada apenas por meninas. Destaque na competição, as jovens estudam na Escola Municipal Alice Coutinho, na Vila Morais. A instituição de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) foi a primeira a receber um Laboratório Maker e de Robótica da rede pública da capital.

Composta por estudantes do oitavo ano e batizada de “Delta EMAC”, a equipe atua em um projeto voltado para a prevenção de acidentes aéreos. A proposta da turma é apresentar, durante a competição, um mecanismo de proteção voltado para os pilotos das aeronaves.

A equipe que representa a Prefeitura de Goiânia é formada pelas estudantes Andressa, Maria Paula, Maria Eduarda e Lara Muniz.

Elas são dirigidas pelo professor Kleiber Sales, um dos pioneiros na elaboração de projetos de robótica na Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Ele trabalha com o tema há mais de 10 anos, e presencia a consolidação da Cultura Maker nas escolas públicas da capital.

Lançados em outubro do passado pelo prefeito Rogério Cruz, os Laboratórios Makers ampliam o ensino de robótica em sala de aula e estimula a criatividade e o raciocínio lógico dos estudantes. O projeto está em fase de implantação e a previsão é de que 10 novos laboratórios sejam inaugurados nas próximas semanas.

“Se hoje Goiânia tem condições de enviar equipe para torneios nacional e estadual de robótica é porque a gestão municipal investe em projetos inovadores que colocam estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem”, celebra Rogério Cruz. O torneio termina neste sábado (12/03), no Centro Cultural Paulo Afonso Ferreira, no Teatro Sesi.

Foto: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia