Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia incentiva aleitamento materno em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Goiânia incentiva aleitamento materno em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)

Criado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h44 | Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h44 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 12h35

Unidades educacionais acolhem mães e asseguram direito ao aleitamento das crianças. Projeto Mamoteca, que oferece ambiente de amamentação e leitura, propõe troca de experiências e incentiva leitura durante tempo de permanência no espaço

amamentaçãoA amamentação é um direito garantido por lei. A Prefeitura de Goiânia incentiva o aleitamento materno nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da capital. Uma orientação técnica sobre a oferta de leite materno nas instituições foi elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para assegurar o direito de amamentação de crianças matriculadas na rede de ensino.

O Cmei Village Atalaia, localizado no Setor Village Atalaia, criou um espaço especial para acolher mães que queiram amamentar os filhos. A “Mamoteca”, como está sendo chamado o projeto, oferece um ambiente de amamentação e leitura e chama a atenção da comunidade escolar. Por meio de um espaço acolhedor, a instituição propõe a troca de experiências entre as mães e incentiva a leitura durante o tempo de permanência no espaço.

Saturnina da Costa, mãe da pequena Nara Bethany, de 10 meses, ressalta o sentimento de segurança e acolhida que o projeto oferece. “Essa fase de inserção é difícil, mas fomos muito bem recebidas no Cmei desde o primeiro dia por todos os profissionais, facilitando esse processo inicial”, declara a mãe.

A diretora da unidade, Anna Paula Canedo, que é mãe do Caetano, de 8 meses, explica que a “Mamoteca” é um incentivo para as mães que têm a disponibilidade de visitar o Cmei para amamentar as crianças na fase de amamentação. “O ambiente foi pensado para permitir que os pais aproveitem bem essa fase de inserção. Para 2022, revitalizamos o espaço e disponibilizamos novos livros e brinquedos”, destaca.

Além da “Mamoteca”, o Cmei também recebe o leite ordenhado pelas mães e armazenam no lactário. O alimento é disponibilizado para as crianças durante o tempo de permanência dosannapaula bebês na instituição de ensino.

Nutricionista da SME, Michele Lima reforça que a amamentação garante saúde aos bebês e às mães. “O leite materno tem tudo de que a criança precisa até o sexto mês de vida. O aleitamento materno também é um direito dos pequenos. Segundo o artigo 9º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do poder público, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias para a amamentação”, pontua.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação

Fotos: Marina Amorim

registrado em:
Fim do conteúdo da página