Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Semestre letivo em Goiânia começa com avaliação das aprendizagens dos estudantes
Início do conteúdo da página

Semestre letivo em Goiânia começa com avaliação das aprendizagens dos estudantes

Criado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 13h00 | Publicado: Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 13h00 | Última atualização em Sexta, 04 de Fevereiro de 2022, 13h00

Avaliação Diagnóstica está sendo aplicada para educandos de 1º a 9º ano. Resultados dos testes vão nortear as ações da Secretaria Municipal de Educação em 2022

Avaliacao2Um dos maiores desafios da retomada das aulas em 2022 é a recuperação das aprendizagens. Pensando nisso, a Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a aplicação da Avaliação Diagnóstica para alunos matriculados nas instituições municipais. O objetivo dessa avaliação é identificar os impactos da pandemia na Educação e aferir os níveis de aprendizagem no período em que o atendimento foi realizado de maneira escalonada.

A iniciativa, segundo o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, vai nortear a tomada de decisões e contribuir com o planejamento pedagógico e a melhoria da educação pública municipal. “Com esse mapeamento, vamos adotar estratégias que atendam os alunos em suas particularidades. Todo esse esforço tem o objetivo de garantir a recuperação de conteúdos”, afirma.

A aplicação da Avaliação Diagnóstica também faz parte da implementação do Sistema de Avaliação Educacional da Rede Municipal de Educação de Goiânia (SAEGYN), mecanismo que vai direcionar as políticas públicas pedagógicas da Capital. As avaliações iniciaram pelas turmas de 1º, 2º e 3º anos nesta quinta-feira (3/2) e seguirão até a próxima segunda-feira (4/2). 

De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa,  a Avaliação Diagnóstica é um instrumento importante para que a Prefeitura de Goiânia atinja a meta de alfabetizar todos os estudantes na idade certa. “Essas avaliações são importantes para que a gestão municipal monitore e tenha condições de propor intervenções pedagógicas junto às instituições de ensino”, explica. 

Para os estudantes do 4º ao 9º ano, as provas serão aplicadas nos dias 08 e 09 de fevereiro. A aplicação da avaliação segue as medidas de biossegurança e o Protocolo de Retorno de Atendimento Presencial dos estudantes da Rede Municipal de Educação de Goiânia. No decorrer do ano letivo, a Prefeitura de Goiânia dará continuidade ao processo avaliativo com uma proposta permanente de recomposição, recuperação e aprofundamento das aprendizagens. 

Thiago Araújo, da editoria de Educação

registrado em:
Fim do conteúdo da página