Página inicial > Institucional > Notícias > Pris encerra semestre dos Projetos Alfadown e Aprender a Pensar com encontro das famílias

Criado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 09h44 | Publicado: Terça, 07 de Dezembro de 2021, 09h44 | Última atualização em Terça, 07 de Dezembro de 2021, 09h45

Projetos têm parceria entre PUC e SME e atendem alunos da rede municipal com síndrome de Down e crianças e adolescentes que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social

WhatsApp Image 2021 12 07 at 09.09.01 1A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) finaliza nesta terça-feira, (7/12) as atividades do semestre do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS), com o evento “Terminar para (re)começar”, com os educandos, as famílias, os voluntários e parceiros, às 14h, no auditório da Área 6 da PUC Goiás.

Para o encerramento, as equipes prepararam um encontro presencial com todos os participantes dos projetos, com contação de histórias com a contadora de histórias Cafuê, professora da rede municipal de educação e apresentação da companhia de dança da PUC Goiás. Desde o início da pandemia os projetos são realizados de forma remota e para o próximo ano se reorganizam para retornar aos encontros presenciais.

O Projeto Alfadown e o Projeto Aprender a Pensar (PAP) realizam um excelente trabalho formado por profissionais da rede municipal de Educação, da PUC e voluntários que visam o desenvolvimento integral de estudantes com síndrome de down e dificuldades no desenvolvimento e interação social.

O Projeto Aprender a Pensar nesse semestre realizou rodas de conversas onde profissionais das áreas de Educação e Saúde puderam discutir, acompanhados de pais e responsáveis, sobre os valores que permeiam a Educação em tempos contemporâneos. Entre os profissionais da Educação, professoras e a equipe diretiva do Cmei Vila Faiçalville estiveram presentes como convidadas.

O Alfadown durante todo segundo semestre de 2021, ainda através do ensino remoto, desenvolveu o Projeto: “Histórias para contar” com o objetivo de estimular nos educandos o gosto pela leitura e a possibilidade da produção escrita de um texto autoral, contando com o apoio dos voluntários. No final de novembro, aconteceu a culminância deste projeto de trabalho e cada educando pôde apresentar a sua produção.

Estiveram presentes nesse momento, a coordenação Alfadown, familiares e voluntários. Ao final desse encontro, alguns voluntários compartilharam como foi importante a participação no Projeto Alfadown e que pretendem continuar participando do projeto em 2022.

Adriene Bastos, da editoria de Educação