Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > “Justiça social se faz pela Educação”, afirma Iris Rezende durante entrega de uniformes
Início do conteúdo da página

“Justiça social se faz pela Educação”, afirma Iris Rezende durante entrega de uniformes

Criado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h04 | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 11h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Solenidade deu início a entrega de uniformes a todos os alunos da Rede, processo sequenciado pelas próprias instituições nos próximos dias

WhatsApp Image 2020 12 08 at 18.09.30O prefeito Iris Rezende, ao lado do secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, iniciou, na tarde desta terça-feira, 8, a entrega dos uniformes a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Em solenidade realizada no Paço Municipal, os gestores receberam estudantes, familiares e diretores de instituições que simbolizaram o recebimento das peças. Na ocasião, ambos destacaram a importância da Educação na promoção de cidadania e justiça social.

Os uniformes foram adquiridos através de Tesouro Municipal e cada um dos mais de 107 mil alunos matriculados na rede municipal receberão três camisetas. A entrega será feita pelas instituições aos educandos, de forma escalonada, conforme cronograma individual de cada unidade, assim como ocorre na distribuição dos kits merenda. O material começará a ser entregue nas escolas e centros municipais de Educação Infantil no próximo ano letivo.

Na solenidade, Marcelo Costa destacou a preocupação contínua do prefeito, Iris Rezende, em garantir Educação de qualidade para os goianienses. O dirigente reconheceu que todas as realizações alcançadas pela área são frutos do planejamento e investimento plantados desde o início da gestão. Além da construção de unidades, é preciso garantir equidade, algo que perpassa pelo fornecimento dos uniformes, mais um resultado do investimento da gestão.

O titular da Educação explicou que a compra de uniformes vem de recursos diferentes daqueles aplicados normalmente nas instituições, com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). A aquisição é feita pelo Tesouro Municipal, o que demonstra o planejamento e organização das finanças para um investimento símbolo da cidadania. “O prefeito sempre nos disse que algumas coisas trazem dignidade e o uniforme é uma delas, pois iguala os educandos. O uniforme simboliza aquilo que queremos para a cidade, que é cidadania e um futuro igual para todos”, finalizou.

Iris Rezende salientou seu sentimento de realização, enquanto administrador público, em contribuir com o futuro da atual geração. “Desde muito cedo, entendi que a chamada justiça social não se realiza sem a Educação. O poder público deve abrir suas portas para criar oportunidades, especialmente para crianças que não têm recursos”, pontuou. Ainda segundo o gestor, tudo começa pela educação, logo “o ensino público deve ser o maior instrumento dessa justiça social e do preparo de um mundo melhor”.

Iris também fez questão de demonstrar seu apreço aos educadores, reconhecendo seu trabalho junto às crianças que frequentam as instituições municipais e apontando que seu papel não tem preço. “Desde a campanha, procurei me informar sobre os problemas na Educação e, já ali, soube que mais de 5 mil crianças estavam a espera de uma vaga na Educação Infantil”, lembrou. “Hoje, posso afirmar que Goiânia oferece um ensino de primeira qualidade e que praticamente zeramos esse déficit”, comemorou o dirigente municipal.

Reforçando seu carinho pelo atendimento prestado na Educação Infantil, Iris Rezende descreveu o importante papel destas instituições para a sociedade. “O Cmei agasalha a criança cuja mãe precisa trabalhar durante o dia e não tem com quem deixá-la. Mas, lá, ela também tem a compreensão de vida em um ambiente especial, que é o escolar”, pontuou. “Fico realmente contemplado, pois o ensino é a primeira ferramenta para criar qualidade de vida sustentável”, concluiu.

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte
Fotos: Benjamin Bagmanian

registrado em:
Fim do conteúdo da página