Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário Municipal de Educação de Goiânia participa da construção de Novo Ideb

Criado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h40 | Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 15h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Marcelo Costa compõe grupo que discute a reformulação da nova versão do Saeb que passa a vigorar a partir de 2022

DSC 0313Marcelo Ferreira da Costa, secretário municipal de Educação e Esporte, integra grupo de trabalho que elabora estudo técnico para subsidiar a atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Denominada GT Novo Ideb, a equipe é responsável pelo subsídio à atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além do dirigente, o grupo é composto pelo presidente do Inep, representantes do Conselho Nacional de Educação, entre outros nomes de relevância nas políticas públicas para a Educação Básica.

O GT Novo Ideb teve composição publicada por meio da Portaria Portaria n.º 556, de 2 de outubro de 2020, disponibilizada no Diário Oficial da União (DOU). Coordenada pelo presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, a equipe ainda conta com Carlos Eduardo Moreno Sampaio (Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep), Alessio Costa Lima (Undime região Nordeste), Maria Helena Guimarães de Castro e Ivan Cláudio Pereira Siqueira (CNE), Mauro Luiz Rabelo e Helber Ricardo Vieira (SEB/MEC), além dos dirigentes estaduais de Educação Frederico da Costa Amâncio (PE), Cláudio Benedito Silva Furtado (PB) e Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna (MG).

A equipe tem a atribuição de elaborar estudos para subsidiar a renovação do Ideb, índice criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. A partir da publicação, a tarefa inicial era elaborar o plano de trabalho que direcionaria as análises e encaminhamentos para a reformulação do indicador. Tarefa finalizada mediante a apresentação do documento em videoconferência na última sexta-feira, 6.

Agora, o colegiado tem seis meses para concluir as atividades e entregar o relatório final. Estudioso e defensor das políticas de avaliação contínua na Educação Básica, Marcelo Costa afirma que, “com o final do Ciclo do Saeb e Ideb, além de novas questões sobre a qualidade da Educação Básica apresentadas, se faz necessária a elaboração de indicadores que consiga mensurar, de forma adequada e moderna, a qualidade da Educação no país”.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são produzidos pelo Inep. O Ideb foi criado em 2005 e, em um só indicador, reúne resultados do fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, dois conceitos importantes para a qualidade da educação. O cálculo do Ideb é feito a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar, além das médias de desempenho no Saeb. Este, por sua vez, permite um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.