Página inicial > Institucional > Notícias > Plataforma da Educação Municipal atualiza conteúdo semanal com visita virtual a museu

Criado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h45 | Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h45 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

A riqueza do Patrimônio Histórico goiano é um dos temas abordados na televisão e internet, além de esportes e sistema monetário

WhatsApp Image 2020 11 09 at 09.56.28O conteúdo semanal de atividades do Portal Conexão Escola e Conexão Escola TV, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), já está atualizado. Com muito aprendizado de todas as disciplinas, um dos destaques é a riqueza do nosso Patrimônio Histórico, inclusive com direito à visita virtual a museu. O Conexão Escola e o Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida (AVAH) integram o mesmo projeto de atendimento pedagógico a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino (RME).

Assim como as pessoas, os lugares também têm sua história, por isso, o projeto Conexão Escola convida, nesta semana, a conhecer melhor o local onde vivemos e nosso patrimônio histórico. Primeiramente, discorre o próprio conceito de patrimônio histórico e quais são os patrimônios da nossa capital. Goiânia possui 22 edifícios e monumentos públicos e, entre as edificações, destacam-se o Cine Teatro Goiânia e a Torre do Relógio. Uma das propostas de estudo é um passeio virtual ao Museu que pode ser feito por toda a família.

Seguindo a proposta diversificada que vem sendo aplicada desde abril, a plataforma traz muitos outros temas que aliam conteúdos teóricos e práticos vivenciados em casa. Contemplando todas as modalidades atendidas pela Rede, as temáticas abordadas incluem, também, o sistema monetário, a vida no campo e na cidade, como as sementes germinam, os instrumentos musicais, as estações do ano, brincadeiras com rimas, as profissões de hoje e do passado, entre outras. Lembrando que, para direcionar a navegação, as atividades postadas são divididas por ciclos (Educação Infantil, Ensino Fundamental - Ciclos da Infância e da Adolescência e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - 1º e 2º Segmentos).

As atualizações no Portal e nos programas televisivos são feitas às segundas-feiras e, no caso da Plataforma, podem ser acessadas pelos alunos da rede diariamente. O intuito da plataforma desenvolvida pela própria SME é associar propostas pedagógicas ao dia a dia do aluno, aproximando teoria e prática de forma atrativa. Deste modo, estimula à manutenção da rotina de estudos, ponto de extrema importância para o aprendizado dos educandos.

As atualizações com conteúdo e atividades pedagógicas complementares estão disponíveis para os alunos na Plataforma Conexão Escola pelo link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/) ou pelo Conexão Escola TV, veiculado nos canais Sagres (26.1)  às 11h, 11h30 e 19h e pela TV UFG (15), às 14h, 14h30 e 19h30, sempre de segunda a sexta-feira.

Para acessar o AVAH, entre em contato com sua instituição, pois cada unidade escolar tem um código de acesso e o seu próprio ambiente virtual de aprendizagem  (avah.goiania.go.gov.br).

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte