Página inicial > Institucional > Notícias > Educação abre semana de conferências do 1º Simpósio de Educação Inclusiva virtual

Criado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 15h37 | Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 15h37 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

São sete palestras divididas em quatro encontros, todos on-line e buscam discutir a educação inclusiva nas instituições municipais da Capital

WhatsApp Image 2020 10 09 at 10.38.38Na manhã desta terça-feira, 20, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) abriu o 1º Simpósio de Educação Inclusiva da SME. Contou com a participação da diretora pedagógica, Maria Rita de Paula e a gerente de inclusão, Luciana Machado. A transmissão foi feita pelo canal da SME no YouTube e teve também, a participação de quatro intérpretes de Libras, Myrele Cristina, Vinícius Batista, Jakeline Goulart e Mariana Cerqueira.

Nas falas iniciais, que seguiram o hino nacional traduzido para Libras e com audiodescrição, as duas gestoras enfatizaram o objetivo da ação. Através de palestras, o evento tem a finalidade de promover o debate da Educação Inclusiva na rede municipal.

Hoje, no primeiro dia de conferência, com os temas, A saúde mental do professor e o trabalho remoto, ministrado pela professora doutora, Sílvia Rosa Zanolla e Violência na Infância, dirigida pela psicóloga doutora, Cida Alves e a mediação, ficou por conta da Professora Mª. Jussimária Almeida. Com mais de 600 acessos simultâneos, a participação de profissionais da rede e também de outras cidades e estados, o encontro deixou importantes contribuições para os participantes.

Sílvia Zanolla destacou os inúmeros desafios enfrentados pelos professores, agravados no ensino remoto, com dificuldades técnicas, emocionais e afetivas. “A identidade do professor é confrontada diariamente, refletindo no trabalho e o momento é de resistência e sobrevivência”, concluiu.

Cida Alves frisou a importância de estar atentos aos sinais que as crianças dão, quando são vítimas de violência, como as mudanças bruscas de comportamento e o estresse infantil, que também pode ser provocado por ameaças, violências físicas ou psicológicas. “Uma violência, abre portas para outras violências”, declarou Cida.

Incentivando a troca de saberes e experiências, o intercâmbio, formação continuada, científica, cultural e política, o simpósio é promovido pela Diretoria Pedagógica, por meio da Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania (GERINC). As proposições do evento serão totalmente on-line, pelo canal da SME Goiânia no You tube e segue até o dia 23 de outubro, no turno matutino.

O evento é direcionado aos profissionais da educação, mas todos que tiverem interesse podem participar. São quatro dias de conferências e os próximos temas são, Educação Bilíngue Libras/Português, Defesa dos direitos a educação de crianças refugiadas, Vulnerabilidade de Crianças Refugiadas e a linha de cuidados pedagógicos, Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no contexto da pandemia e Possibilidades de práticas pedagógicas acessíveis.

Para a realização do evento, foram firmadas parcerias das instituições municipais e conveniadas da SME, com a Universidade Federal de Goiás (NEVIDA/FE/UFG), com o Instituto Federal (IFG) Campus Aparecida de Goiânia, com Defensoria Pública da Infância e Juventude do Estado de Goiás e com a ONG MASF- Missão Amar sem Fronteiras. Para participar, basta acessar o canal do You Tube da SME Goiânia.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte