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Secretário de educação destaca importância da avaliação durante aulas não presenciais

Criado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 17h22 | Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 17h22 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h44

Marcelo Costa, também presidente da Undime Goiás, participou de webconferência com Federação Goiana dos Municípios

O presidente da Undime Goiás e secretário municipal de Educação e Esporte de Goiânia, Professor Marcelo Costa, participou, nesta quarta-feira, 23, de webconferência sobre avaliação no regime de aulas não presenciais. O encontro foi promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM) e contou com a participação do Presidente da FGM e Prefeito de Porteirão, Cunha, representantes da Secretaria do Estado de Educação, na figura da Secretária, Fátima Gaviolli, a Superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Amorim, e o Presidente do CEE, Flávio de Castro. 

Destacando a avaliação do aluno como um exercício de cidadania, Marcelo considerou o papel desempenhado pela escola na inserção do educando na sociedade. Por isso, pontuou que a avaliação não deve apenas ser instrumento para análise de notas, mas um meio de acompanhar a aprendizagem do aluno. "Portanto, o processo precisa ser contínuo e criativo", frisou.

Como consequência da visão tradicionalista das avaliações, Costa comentou sobre o caráter, de certa forma, aterrorizante que elas assumem no cotidiano escolar. "E o medo da avaliação? Inúmeros são os casos de alunos que, quando perguntados, dizem que a pior hora na escola é a da prova", comentou, explicando que isso acontece pelo tratamento de "acerto de contas" em final de trajetória. 

"Existe uma inversão na elaboração do instrumento avaliativo, listando perguntas para simplesmente verificar o que o aluno pode ou não acertar, como se fosse um jogo", expôs Marcelo. A mudança dessa perspectiva automática vem, segundo o dirigente municipal, da compreensão de que há uma zona de interseção entre aluno, professor e conteúdo, na qual está a interação para o aprendizado. 

 

Texto: Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

Foto: FGM

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