Página inicial > Institucional > Notícias > Professores da Rede Municipal de Goiânia preparam alunos para aulas da Plataforma AVAH

Criado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 18h20 | Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 18h20 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Escolas já promovem o contato com alunos através de grupos em aplicativo de mensagens

LuO Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (AVAH) foi apresentado nesta terça-feira, 18, complementando as ações pedagógicas do Programa Conexão Escola, lançado em abril. O acesso aos alunos será disponibilizado na próxima quarta-feira, 26, enquanto os docentes recebem formação na própria ferramenta. E, os professores da Rede Municipal da capital já montaram grupos de alunos em aplicativo de mensagens para troca de informações, envio de atividades pedagógicas e principalmente, a manutenção do laço entre educadores e famílias.

A partir de agora, inicia-se um novo processo, no qual as turmas terão suas atividades postadas pelos professores de suas respectivas instituições. Com as aulas suspensas em todo o estado desde meados de março, foram disponibilizados, aos alunos da rede municipal conteúdo pedagógico através do Conexão Escola, projeto guarda-chuva composto pela plataforma de mesmo nome, o Conexão Escola TV (adaptando as atividades à linguagem televisiva) e Chatbot SME. No segundo semestre, a dinâmica evolui para o AVAH, através da qual professores poderão postar atividades, tirar dúvidas e acompanhar a evolução dos educandos.

Como a ansiedade é grande, muitas escolas já preparam seus alunos para o uso da ferramenta que vem para aproximar, mesmo que virtualmente, discentes e professores. Luciana Rolim, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes é um dos exemplos. Ela e seus alunos não estiveram tão distantes todo esse tempo, interagindo e explorando todas as possibilidades oferecidas pelo Conexão Escola para levar aprendizado e novas experiências aos alunos. Agora, ela os prepara para o início das atividades virtuais através do AVAH, que terão início na próxima semana. Além dela, outras instituições vêm estruturando contato com alunos e familiares, seja para recados, envio de atividades ou mesmo matar um pouquinho da saudade que toma conta de todos durante todo esse período de suspensão.

Lembrando que os alunos podem acessar o conteúdo tanto do Conexão Escola quanto do AVAH, a qualquer hora do dia. Porém, o professor estará disponível para dúvidas somente durante o turno de aula da turma. É fundamental que as famílias sigam acompanhando o acesso às plataformas, ajudando os alunos com as atividades. Esse acesso é garantido por computador, tablet ou celular.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Luciana Rolim