Intervenção Aristoclides
OBJETIVO: Dialogar a questão ambiental, unificando a Arte-Educação e a Educação Ambiental, envolvendo as operações intelectuais: observar, verificar, questionar, aplicar, classificar, definir e generalizar nesse processo de ensino-aprendizagem. Transformar o lixo em recurso pedagógico-artístico, construindo brinquedos, marionetes e Horta.
PROFESSOR(A): Maria das Vitória Barbosa Borges.
INSTITUIÇÃO: Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira.
ANO: 2016.
COMPONENTES CURRICULARES: Artes, Ciências, Geografia, Português, Matemática, História, Inglês e Educação Física.
PARTICIPANTES: Professora Maria das Vitória Barbosa Borges e alunos das turmas D, E e F.
DESCRIÇÃO DA PRÁTICA: De março a setembro, a Escola Municipal Professor Aristoclides Teixeira realizou várias ações de Arte-Educação-Ambiental, visando a unificação de dois campos do conhecimento: a Arte-Educação e a Educação Ambiental, tendo o lixo como recurso pedagógico-artístico. Essas ações, chamadas de Intervenção Aristoclides, culminaram no programa Tim Faz Ciências, resultando nos projetos de Combate a Dengue, Aqui Tem HORTA (construção da Horta a partir de pneus e garrafas pets, tendo a Universidade Federal de Goiás (UFG) como parceiros e co-proponentes), oficinas de brinquedos de sucata e marionetes e montagem de espetáculos. A Intervenção Aristoclides proporcionou aos educandos o diálogo com a questão ambiental, com as endemias causadas pelo acúmulo de lixo, com o processo criativo de transformar lixo em brinquedos, marionetes e horta, assim como o diálogo dessas ações com a comunidade circunvizinha. Todas as ações interagiram com os temas propostos do TIM FAZ CIÊNCIA, classificaram o lixo, definiram e delimitaram ações, verificaram informações e pesquisas sobre doenças endêmicas e por conseguinte, generalizaram e aplicaram as informações universalizando esses conhecimentos na forma de espetáculos, cenários e na implantação da Horta.
RESULTADOS: Pudemos observar um grande empenho dos alunos durante o desenvolvimento das atividades propostas e perceber que, ao generalizar nossas ideias, lançamos outro olhar sobre o lixo para nossa comunidade.
Registro Fotográfico da Prática: https://drive.google.com/drive/folders/0B03cU27Ymwyjbi1nSWZ2ZG1vWXM?usp=sharing