Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Educação Básica > Secretaria > Estrutura Organizacional
Início do conteúdo da página

Estrutura Organizacional

Publicado: Domingo, 02 de Julho de 2017, 10h54 | Última atualização em Sábado, 26 de Setembro de 2020, 16h51 | Acessos: 25595

WhatsApp Image 2019 06 18 at 07.44.23

Gabinete

O Gabinete do(a) secretário(a) é a unidade técnico-administrativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte que tem por finalidade assessorar, desenvolver as atividades de relações públicas e providenciar o andamento das determinações, despachos e expedientes emitidos pelo(a) titular da Pasta.

 


Secretaria-Geral 

Unidade técnico-administrativa de assessoramento ao Gabinete no recebimento, distribuição interna e expedição de documentos dirigidos ao secretário(a); além de responsável pelo Sistema Eletrônico de processos e banco de dados da SME.

Chefe: Alessandra Martins da Silva Ferreira

 


Gerência de Planejamento e Ações Articuladas

Unidade técnico-administrativa com a função de realizar, acompanhar e controlar a execução do planejamento estratégico da SME.

Gerente: Caroline Silva Araújo

 


Advocacia Setorial

Compete à Advocacia Setorial assessorar juridicamente o secretário(a), bem como as demais unidades técnico-administrativas e pedagógicas da SME, conforme as necessidades de solucionar questões jurídicas com a emissão de pareceres.

Chefe: Feliciano Rodrigues Alves

 


 Superintendência Administrativa e Financeira

É a unidade responsável pela gestão administrativa, financeira e de pessoal da SME ao gerir, os recursos financeiros e orçamentários municipais e nacionais garantido os registros e controles de verbas.

Superintendente: Maria Aparecida Barbosa dos Santos Cunha

 


Diretoria de Administração e Finanças

A Diretoria de Administração e Finanças é a unidade técnico-administrativa da SME encarregada da administração de material, patrimônio, zeladoria, vigilância, transporte, compras, convênios, contratação de serviços, acompanhamento da estrutura física, telefonia, mecanografia, coordenação e acompanhamento das ações orçamentárias, financeiras, contábeis e de prestação de contas do FMMDE e da SME.

A diretoria é formada pelas gerências: Gerência de Apoio Administrativo, Gerência de Patrimônio e Almoxarifado, Gerência de Compras, Contratos e Convênios, Gerência de Gestão da Rede Física, Gerência de Controle e Prestação de Contas, Gerência de Elaboração e Execução Orçamentária e Gerência de Finanças e Contabilidade.

Diretor: Fábio Pereira Mello

 


Diretoria de Gestão de Pessoas

A Diretoria de Gestão de Pessoas é a unidade técnico-administrativa responsável pela política de recursos humanos visando ao atendimento das necessidades das unidades educacionais e técnico-administrativas e pedagógicas da SME no que se refere aos afastamentos, carreira, benefícios, folha de pagamento, promoção da saúde integral e quadro de servidores.

É comporta pelas gerências: Gerência de Administração, Lotação e Controle de Pessoal, Gerência de Carreira, Benefícios, Orientação e Acompanhamento Funcional, Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho dos Profissionais da SME e Gerência de Folha de Pagamento.

Diretora: Marta Helena de Almeida

 


Superintendência Pedagógica e de Esportes

É a unidade técnico-administrativa e pedagógica responsável pela gestão pedagógica e esportiva da SME e lhe compete articular as ações, acompanhar estudos e pesquisas na área e propor ações para outras diretorias e gerências na área de atuação.

Superintendente: Ampara Ferreira de Barros

 


Diretoria Pedagógica

É a unidade técnico-administrativa e pedagógica encarregada dos assuntos referentes à Educação Infantil, Educação Fundamental da Infância, dos Adolescentes, Jovens e Adultos, nas suas diversas organizações, no que se refere à programação, execução, acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem, no âmbito municipal.

É composta pelas gerências: Gerência de Educação Infantil, Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência, Gerência de Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos, Gerência de Projetos Educacionais, Gerência de Formação dos Profissionais da SME, Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania e Coordenadorias Regionais de Educação.

 Diretora: Maria Rita de Paula Ribeiro

 


Diretoria de Administração Educacional

A Diretoria de Administração Educacional tem por finalidade acompanhar a organização administrativa e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas instituições educacionais municipais e conveniadas, verificando o cumprimento das normas e legislações pertinentes à educação.

É composta pelas gerências: Gerência de Planejamento e Gestão Educacional, Gerência de Tecnologia Educacional e Gerência do Programa de Alimentação Educacional.

Diretora: Leila Barbosa de Souza

 


Diretoria de Esportes

A Diretoria de Esporte é encarregada dos assuntos referentes à promoção, coordenação, supervisão, gestão e controle de programas, projetos e atividades de iniciação esportiva, desporto educacional, desporto escolar, do esporte de alto rendimento e dos eventos esportivos.

É composta pelas gerências: Gerência de Iniciação Esportiva, Esporte Educacional e Rendimento e a Gerência de Eventos Educacionais e Esportivos.

Diretor: José Jorge Dias

 


Coordenadorias Regionais de Educação

As Coordenadorias Regionais de Educação são encarregadas de promover e acompanhar a execução da proposta político-pedagógica da SME nas instituições educacionais, atuando nas diversas regiões do Município, com o objetivo de descentralizar o atendimento às instituições educacionais e comunidade.

São elas:

Coordenadoria Regional de Educação Brasil Di Ramos Caiado

Hudson Duarte Martins

 

Coordenadoria Regional de Educação Maria Helena Batista Bretas

Abigail Rodrigues Linhares

 

Coordenadoria Regional de Educação Central

Márcia Friedrich

 

Coordenadoria Regional de Educação Jarbas Jayme

Palmira Misma Pires Tormim

 

Coordenadoria Regional de Educação Maria Thomé Neto

Fabiana Lopes de Almeida Carvalho

registrado em:
Fim do conteúdo da página