Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Programa Conexão Escola é aprovado pelo Ministério Público e conselhos de classe
Início do conteúdo da página

Programa Conexão Escola é aprovado pelo Ministério Público e conselhos de classe

Criado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 22h41 | Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 22h41 | Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h14

Projeto da Educação Municipal de Goiânia foi apresentado durante reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 9

AVAHO programa Conexão Escola, projeto guarda-chuva desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), recebeu avaliação positiva do Ministério Público e conselhos de classe. Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira, 9, o titular da pasta, professor Marcelo Costa, apresentou todas as estratégias desenvolvidas pela Secretaria para o atendimento pedagógico aos mais de 107 mil alunos da Rede Municipal. Além do MP-GO, participaram da conferência membros dos Conselhos Municipal e Estadual de Educação e União Nacional dos Conselhos Municipais. 

O Conexão Escola constitui projeto iniciado em abril para atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Dinâmico, o AVAH apresenta conteúdo pedagógico obrigatório de forma criativa, além de flexibilizar o acesso do aluno às atividades. Na expositiva, Marcelo Costa destrinchou toda a trajetória percorrida pela SME desde o início da pandemia, detalhando as etapas de construção do programa, desde o lançamento do ChatBot para as famílias até o Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida (AVAH), passando pela plataforma e programa televisivo Conexão Escola. 

Durante a fala, Costa foi questionado pelas entidades reguladoras sobre a funcionalidade de cada ferramenta, permissões para contato entre aluno e professor, bem como conteúdo e facilidade  de acesso. O dirigente demonstrou a responsividade dos dois ambientes virtuais, tanto a Plataforma quanto o Avah, apresentando as principais funções de cada um (atualizações semanais, mural do aluno, vídeos e propostas de atividades, fórum e mensagens). Outro questionamento apresentado foi quanto ao atendimento aos alunos sem internet, quantitativo que representa cerca de 15% do corpo discente. 

O titular da pasta detalhou o processo de produção do programa televisivo, totalmente estruturado por equipes da própria Secretaria. De maio a junho, foram 105 programas inéditos produzidos em dois canais de televisão aberta, processo que segue também pelo segundo semestre. Da mesma forma, o secretário municipal assegurou que “tanto o portal Conexão Escola quanto o AVAH são ambientes desenvolvidos pela SME, sem aquisição de produtos terceirizados, nos adequando à realidade dos nossos alunos”. O mesmo acontece com o ChatBot, ampliado para orientação pelo Telegram a educandos e professores.    

Uma das preocupações apresentadas pelos conselheiros municipais perpassou a formação dos profissionais de Educação. A isso, Marcelo Costa relembrou o SME em Conexão, curso disponibilizado pelas Diretorias Pedagógica e de Administração Educacional aos 11 mil professores da Rede. Os módulos foram pensados de forma a viabilizar que os professores da Rede contribuam, de modo direto, com a elaboração de conteúdo. Ainda, “após a apresentação do AVAH, os educadores passaram por período de ambientação na ferramenta, com suporte do Núcleo de Educação Conectada da SME”, pontuou Marcelo.   

Ao final, a iniciativa recebeu impressões positivas das entidades e órgãos públicos, dando destaque à transparência do processo, estrutura do programa e preocupação com o alinhamento dos conteúdos pedagógicos oferecidos. Avaliação que, de fato, permitiu convite, por parte do presidente da Uncme, Elcivan França, para apresentação aos demais municípios do estado de Goiás.      

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página