Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Instituições educacionais recebem Plano de Contingência no combate a Covid-19

Instituições educacionais recebem Plano de Contingência no combate a Covid-19

Criado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 09h07 | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 09h07 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 09h07

Documento orienta sobre medidas de segurança para a não circulação do coronavírus nas instituições

DSC 0133A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) encaminhou no último dia 11 de agosto, para as instituições de ensino de Goiânia, o Plano de Contingência no combate a Covid-19, elaborado por engenheiros de segurança do trabalho da Secretaria Municipal de Administração (Semad). Mesmo sem data de retorno às aulas presenciais, o documento é preparatório e tem como objetivo implementar medidas de segurança para a não circulação do vírus nas unidades.

Mesmo durante a pandemia, as escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmei) reabrem suas portas para entrega de kits de alimentação aos alunos e procedimentos administrativos, como matrículas e entrega de documentação. A SME espera com o Plano de Contingência conscientizar os servidores das suas responsabilidades no combate à doença e orientar com medidas de higiene e controle.

Para ajudar na adequação e implementação das ações, os gestores das instituições receberam no final de julho, recursos do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie), além do Programa Dinheiro Direto da Escola (PDDE), adiantado pelo Ministério da Educação. Os valores depositados devem ser direcionados a essas adequações, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Uso de EPIs

Dentro do Plano de Contingência, os EPIs são recomendados de acordo com as funções dos servidores. Todos os trabalhadores (diretor, secretário, professor, coordenador, auxiliar de atividades educativas, merendeira e porteiro-servente) devem usar máscara descartável ou de pano e protetores faciais ou óculos de proteção. Outros equipamentos, como bota de PVC, luvas de látex e touca devem ser usados de acordo com a função.

O Plano de Contingência também fala das medidas de proteção coletiva, como utilização de máscara para todos que estiverem na instituição, higienização devida de todos os ambientes, instalação de álcool em gel 70% em toda instituição, afastamento de servidor ou aluno com algum sintoma do Coronavírus ou que teve contato direto com pessoas testadas positivas.

Serviço:
Assunto: Instituições educacionais recebem Plano de Contingência no combate a Covid-19
Contato: Assessoria de Comunicação da SME- 3524-5054

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte