Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Educação municipal apresenta conteúdo dinâmico e flexível na versão 4.0 do Conexão Escola

Criado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 12h13 | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 12h13 | Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 13h15

Ambiente virtual de aprendizagem apresentado nesta terça-feira é caracterizado pelo acesso híbrido e contato direto com o professor

WhatsApp Image 2020 08 18 at 13.25.17A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), apresentou, na manhã desta terça-feira, 18, a plataforma AVAH, Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida. A ferramenta integra o Conexão Escola, projeto guarda-chuva iniciado em abril para atendimento aos mais de 107 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Dinâmico, o AVAH apresenta conteúdo pedagógico obrigatório de forma criativa, além de flexibilizar o acesso do aluno às atividades.

As aulas presenciais em Goiânia estão suspensas desde março, seguindo recomendações das autoridades sanitárias. No entanto, desde abril, a Educação Municipal lança ferramentas de apoio às famílias e alunos, no intuito de mitigar o impacto do distanciamento das instituições de ensino. No mesmo mês, foram lançados o Chatbot SME e o Portal Conexão Escola, versões 2.0 e 3.0, respectivamente. O primeiro consiste em ferramenta digital gratuita hospedada no Telegram que orienta alunos, pais e responsáveis a manter rotina de estudos durante o período de isolamento social.

Já o Portal compreende plataforma com atividades pedagógicas complementares que contemplam todas as modalidades atendidas pela Rede Municipal de Ensino. Contudo, o lançamento não se deu de forma empírica, mas baseado em mapeamento do acesso das famílias aos diferentes tipos de mídia, seja por internet ou televisão. Os resultados apontaram que 85% dos 26 mil entrevistados têm algum acesso à internet e 97% possuem televisão com canais abertos em casa. Os dados subsidiaram o desenvolvimento de plataformas próprias de suporte e atendimento aos educandos.

O conteúdo do portal Conexão Escola é atualizado semanalmente, trabalhando cinco eixos temáticos pertencentes à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), isto é, compreendem conteúdos obrigatórios. A ferramenta continua no ar, atualizada semanalmente e, até hoje, já foram quase 6 milhões de acessos. Mas, educação de qualidade não se faz sem equidade. Por isso, em maio, mais uma etapa do projeto – a estreia do programa Conexão Escola, adaptação televisiva das atividades disponibilizadas no portal com veiculação em dois canais de TV aberta, atendendo a quem não tem internet.

Diante de tantas novidades, houve a preocupação em preparar o educador da Rede ao chamado “novo normal”. Por isso, desde junho, a formação SME em Conexão está em andamento, com a adesão de mais de 7 mil professores. Nos módulos, são abordados conceitos sobre objetos de aprendizagem, elaboração de aulas em vídeo, além de como formatar as atividades para a plataforma. A apresentação do AVAH, enquanto versão 4.0., complementa a estrutura de todo o projeto Conexão Escola, no intuito de aproximar os alunos da imprescindível figura do professor.

A primeira semana é dedicada à formação dos educadores, etapa que compõe o 9º módulo da formação SME em Conexão. Assim, os profissionais se ambientarão à ferramenta e terão tempo para formular, com acompanhamento, as primeiras atividades a serem lançadas na próxima semana. Sendo assim, os próprios professores das instituições vão elaborar suas aulas e postar o conteúdo diretamente no site para o acesso dos alunos. Desta forma, o processo de ensino-aprendizagem será feito de maneira estrita entre professor e aluno.

Conhecendo a realidade desafiadora que a pandemia nos trouxe, a plataforma foi pensada de modo a dinamizar seu uso pelo educando. Isso significa que o aluno poderá acessar o conteúdo da aula a qualquer hora do dia, embora o professor esteja disponível para dúvidas somente durante o turno de aula daquela turma. Mas, e o conteúdo, como é abordado? Cada turma terá seu próprio ambiente com atividades separadas por componente curricular, abordando os temas de maneira criativa, conectando teoria e prática vivenciada fora da sala de aula.

O professor também tem seu ambiente próprio e, por um painel, poderá acompanhar a evolução de sua turma, se comunicar com ela, tirar dúvidas e receber as atividades. Isso será feito de três formas. Um quiz com perguntas e respostas, chat para esclarecimento de dúvidas e, por fim, anexar a atividade pronta através de fotos. E, quem não tem internet? O programa Conexão Escola já está no ar desde segunda-feira, 17, adaptando tudo aquilo que está na internet à linguagem televisiva. Também haverá entrega das atividades nas escolas quando as mesmas entregarem os kits merenda.

Até a próxima semana, alunos e professores terão todas as orientações e esclarecimentos sobre as funcionalidades do AVAH. Os docentes terão até o dia 26 de agosto para se ambientarem à ferramenta e, após esse período, as atividades começarão a ser postadas para os alunos. Para eles, a plataforma deve estar disponível também a partir do próximo dia 26 e o acesso é feito pelo endereço eletrônico:  https://avah.goiania.go.gov.br/

Texto: Luciana Gomides e Núbia Alves, editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,