Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Portal Conexão Escola dá suporte a educandos durante pandemia

Portal Conexão Escola dá suporte a educandos durante pandemia

Criado: Terça, 28 de Abril de 2020, 15h11 | Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 15h11 | Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 15h35

Professores do Núcleo de Tecnologia Educacional integram equipe que desenvolve e atualiza plataforma própria da SME

nteA Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) lançou, no último dia 22/4, o Portal Conexão Escola. A plataforma multimídia foi criada por equipes da Gerência de Tecnologia Educacional, sendo alimentada semanalmente por professores lotados na Diretoria Pedagógica da Pasta. O objetivo principal do portal é dar suporte aos educandos e familiares durante a suspensão das aulas em virtude da pandemia do Covid-19.

O Portal Conexão Escola traz interface inovadora e intuitiva disponibilizando, de forma prática e objetiva, conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular para Goiás  (DC-GO). Com material separado de acordo com a faixa etária, o portal é fluido também para acesso pelo celular, ou seja, uma plataforma responsiva. A proposta abrange conteúdos nas temáticas de Corpo e Movimento, Educação Ambiental, Saúde, Educação Financeira, Empreendedorismo, Ética, Cidadania, Experiências e Curiosidades, postados e atualizados semanalmente.

O desenvolvimento do portal sucede pesquisa sobre acesso aos diferentes meios comunicacionais promovida pela SME. O questionário recebeu informações de mais de 26 mil famílias dos educandos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Os resultados apontaram que cerca de 85% das famílias têm algum tipo de acesso à internet.

Conexão Escola e Cotidiano
afael Araújo, professor da Rede Municipal de Goiânia desde 2008 e coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), descreve o portal como essencial para o Projeto de Vida da comunidade escolar, considerando o atual cenário provocado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O NTE assessora as instituições quanto ao uso dos recursos e produção de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em prol do processo de ensino e aprendizagem. No cenário da emergência de saúde, a prioridade da equipe desenvolvedora da ferramenta é a vida e, por isso, "seguimos as orientações técnicas dos órgãos competentes", explica Rafael.

"Como pai e educador, posso afirmar que o Portal Conexão Escola disponibiliza conteúdos que priorizam o gosto pela instituição educacional e curiosidade, bem como o incentivo à Educação além da sala de aula, integrando teoria à prática cotidiana", destaca. Rafael ressalta, ainda, que as atividades complementares devem ser realizadas com tranquilidade, a qualquer momento do dia.

O formato do material foi pensado considerando o momento de distanciamento social que, naturalmente, traz ansiedade aos educandos. "Assim, para não deixá-los apreensivos e inseguros, é imprescindível manter contato mais próximo, lendo histórias, assistindo a filmes, brincando, dialogando, enfim, estreitando os laços", continua o educador. A proposta é ampliar e redirecionar os pensamentos dos alunos e seus familiares em relação aos princípios de formação humana. Com isso, é fundamental que as famílias acessem a plataforma e ajudem os educandos com as atividades lá disponibilizadas.

Para os momentos em que a ansiedade aperta, Rafael deixa um recado. "Quando tudo isso acabar, tenham certeza de que os educandos vão se lembrar desse período como uma parte da vida durante a qual passaram tempo de qualidade junto à sua família".

Rafael Araújo e Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,