Plataforma Conviva disponibiliza guias com orientações sobre Covid-19
Serviço é destinado a professores, pais, responsáveis e demais envolvidos na educação e proteção de crianças e adolescentes
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a plataforma Cada Criança lançaram, na última semana, dois guias com orientações para proteção e educação de crianças e adolescentes, no contexto da pandemia da Covid-19. O objetivo é oferecer um conjunto de informações checadas, comprovadas e acessíveis sobre como cidadãos ligados à educação podem agir, cobrar e trabalhar pela proteção de todos de maneira colaborativa.
Através da Plataforma Conviva, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) disponibiliza à comunidade os guias divididos em duas etapas. O primeiro é direcionado à comunidade escolar, familiares e demais profissionais de proteção da criança e do adolescente. Já o segundo aos tomadores de decisão do poder público. Ambos buscam dialogar com duas frentes centrais para o enfrentamento efetivo da pandemia.
Nesse primeiro guia, o leitor pode encontrar orientações que explicam, por exemplo, por que fechar as escolas devido ao necessário isolamento social e os efeitos disso à população; a situação no Brasil e no Mundo sobre a suspensão de aulas em números e mapas; dicas do que fazer com as crianças e os adolescentes em casa; como proteger a sua saúde e a das crianças e adolescentes; o que fazer para proteger crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, riscos ou violências em casa.
O segundo guia foi produzido para orientar tomadores de decisão do poder público e apresentar possibilidades de financiamento, garantia de direitos, suspensão das aulas e ao Ensino a Distância. Além de alguns dos temas do primeiro guia, são abordados, neste segundo, a necessidade de suspensão da Emenda Constitucional 95/2016 (Teto de Gastos), a recomendação da criação de um Fundo de Emergência em Defesa do Trabalho e Renda.
O volume 1 é intitulado “Educação e Proteção de crianças e adolescentes - Comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente”. Acesse aqui.
O volume 2 recebe o nome de “Educação e Proteção de crianças e adolescentes - Tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas”. Acesse aqui.
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Eulices Maria