Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Educação municipal orienta sobre prevenção do coronavírus durante período de suspensão das aulas

Criado: Sexta, 20 de Março de 2020, 15h22 | Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 15h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 15h35

Por meio do site e nas redes sociais, serão disponibilizados vídeos educativos, dando continuidade ao trabalho de orientação às famílias

lavar as maosCom as aulas suspensas em todo o Estado, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia disponibiliza a partir desta segunda-feira (23/3) vídeos educativos de forma a ajudar pais a transformar esse período desafiador em oportunidade de diversão e entretenimento para as crianças e adolescentes que ficarão em casa. Trata-se de alternativa para promover o contato dos alunos com conteúdo lúdico-pedagógico durante o período de suspensão. Entre as publicações, está um vídeo de orientação sobre como prevenir a transmissão do coronavírus em casa.

Antes da chegada do novo coronavírus a Goiás e já preocupada com a circulação da doença, a SME prestou orientações às instituições de ensino, desde o início do ano letivo. Escolas e centros municipais de Educação Infantil receberam recomendações por meio dos boletins informativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também realizaram rodas de conversa sobre o assunto.

As medidas ainda continuam e focam na prevenção, de acordo com o plano de contingência do município de Goiânia, e seguem protocolos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). De forma on-line, por meio do site e nas redes sociais, o intuito é dar continuidade ao trabalho de orientação e apoio a população da capital.

Prevenção em casa

As aulas do município estão suspensas desde o último dia 17 de março, até os próximos 15 dias. De acordo com a enfermeira e apoio pedagógico da SME Marislei Brasileiro, as famílias devem reforçar os cuidados com a prevenção ao Covid-19 em casa:

- Ao chegar em casa procure deixar os calçados perto da porta de saída. Lave bem as mãos e o rosto, com o cuidado de assoar o nariz para eliminar qualquer presença de vírus. De preferência, tome banho;

-Deixe para depois as pequenas reuniões familiares e as festinhas, pois isso pode provocar o que chamamos de efeito “rebanho” que é uma pessoa transmitir pra duas, duas para quatro e por aí vai;

-Evite compartilhar telefones e interfones. Se for impossível, limpe com álcool antes de usar;

-Ao lavar as mãos, não volte a tocar a torneira. Use um papel toalha ou enxágue a torneira antes de fechá-la;

-Se estiver gripado, fique em casa. Se estiver inseguro, use máscara ou lenço. Evite unidades de saúde, mas procure a emergência se sentir dificuldade para respirar;

-Mantenha o ambiente da casa limpo, arejado e ventilado;

-Evite compartilhar objetos como talheres, pratos e copos;

-Caso alguém saia de casa, mantenha distância das pessoas nas ruas. Não beije, abrace e aperte as mãos das pessoas. E ao retornar, higienize as mãos.

-Limpe móveis, fechaduras e objetos da casa;

-Cuidado com as fake-news. Não repasse mensagens sem ter a certeza que são verdadeiras. O Ministério da Saúde tem o endereço eletrônico https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus, que orienta quais as fake-news.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte
Foto: Eulices Maria