Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia inicia temporada de festividades juninas em unidades educacionais

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h54 | Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2024, 10h54 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2024, 10h57

Momento cultural integra Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis)

festa juninaO mês de junho chegou trazendo com ele as festividades mais aguardadas do ano, as “Festas Juninas”, que são eventos realizados em todo país, e a Educação não fica de fora. Com isso, a partir da primeira semana do mês, muitas instituições da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), já iniciam as atividades festivas e culturais que fazem parte do Projeto Político Pedagógico das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

A SME destaca que as instituições celebram a temporada com muita criatividade e animação, muitas desenvolvem a festa popular com temas ligados ao assunto. Dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades, o principal objetivo é valorizar as tradições culturais brasileiras, proporcionar a integração da comunidade escolar e contribuir com a formação integral dos estudantes, os principais objetivos das instituições da capital.

A decoração tem a participação das crianças, adolescentes e adultos. Eles constroem painéis relacionados à Festa Junina, e se envolvem com a preparação dos arraiás. A maioria das festividades ocorre no mês de junho, porém as unidades têm autonomia para realização do momento cultural também em outras datas.

É um momento importante para estreitar laços entre família e escola, sempre com a participação e dedicação dos responsáveis e estudantes para um momento cultural de muita alegria. As festas variam de acordo com cada unidade, mas geralmente contam com apresentações culturais, bingos, coroação do rei do amendoim, rainha da pipoca e comidas típicas.