Prefeitura de Goiânia prioriza inclusão e amplia em 100% Salas de Recursos Multifuncionais
De 2021 para 2023, número de salas que oferecem ensino especializado saltou de 27 para 54. Gestão busca promover acessibilidade pedagógica de qualidade para estudantes
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como foco e responsabilidade social nesta gestão a ampliação do atendimento aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Em 2021, no início da atual gestão, eram 27 salas instaladas nas unidades de ensino e com o investimento, o número cresceu para 54, aumento de 100%.
De acordo com a SME, a rede atende 3.251 estudantes com esse perfil, o que equivale a 2.92% dos estudantes matriculados nas escolas e unidades de Educação Infantil. Das 379 instituições do município, 253 atendem crianças e jovens com NEE, o que equivale a 66,75% das unidades. São estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), síndromes, surdez/deficiência Auditiva, surdocegueira, baixa-visão/cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, altas habilidades e superdotação e outros.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) alcança 1.778 alunos no contraturno escolar, em dois centros municipais de Apoio à Inclusão (Cmais), 54 salas de Recursos Multifuncionais (SRM) instaladas nas unidades de ensino e unidades conveniadas, que são a Associação Pestalozzi Renascer, Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Helena Antipoffi.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodrigo Caldas, as ações desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado têm planejamento e seguem a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). “Na SME, o atendimento aos educandos está pautado em proporcionar acessibilidade pedagógica e promover educação de qualidade para todos. Todos os projetos são acompanhados e desenvolvidos pela Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania”, afirma.
Para a gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania, Lianna Gusmão, o AEE considera necessidades específicas de cada criança. “O Atendimento Educacional Especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que possam promover a plena participação desses estudantes, Muitos não recebem atendimento porque cabe a família aderir à proposta. É importante que as famílias aceitem e levem a criança nos atendimentos”, ressalta
Salas de Recursos Multifuncionais
A 54ª SRM foi inaugurada na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo, no Setor Novo Horizonte, com ambientes acessíveis, carteiras adaptadas e itens pedagógicos essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de crianças com NEE.
As salas fazem parte da política de inclusão desenvolvida pela SME e podem atender em média 28 a 30 crianças. Visam promover a articulação do professor do atendimento educacional especializado com os professores do ensino comum oferecidos nas unidades educacionais que fazem parte da rede.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia