Página inicial > Institucional > Notícias > Primeira etapa da avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino abrange 2 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no componente leitura

Criado: Sexta, 17 de Março de 2023, 09h49 | Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 09h49 | Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 09h49

Ação será realizada até sexta-feira (17/03), e contribui para planejamento das intervenções pedagógicas junto aos estudantes. Etapa verifica compreensão de alunos do 1º ao 4° período nas 64 unidades escolares que possuem turmas da modalidade. “Com os dados, será possível a reflexão do processo ensino-aprendizagem, e da própria avaliação”, pontua secretário de Educação, Wellington Bessa

prova ejaA primeira etapa da avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino de Goiânia abrange 2 mil alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), até sexta-feira (17/03). A fase é referente ao componente “leitura”, e verifica a compreensão de estudantes do 1º ao 4° período nas 64 unidades escolares que possuem turmas da modalidade.

A avaliação é coordenada pela Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ao todo, serão cinco etapas ao longo do ano, com o objetivo de levantar dados sobre a aprendizagem dos estudantes. A ação integra o Documento Curricular para Rede Municipal de Goiânia (DC Goiânia – EJA 2023). As informações subsidiarão professores e equipes diretivas das escolas no planejamento das intervenções pedagógicas.

De acordo com o secretário de Educação, Wellington Bessa, a atividade contribui, também, para elaboração de políticas publicas da SME. “Com os dados, será possível a reflexão do processo ensino-aprendizagem e da própria avaliação. Todas essas etapas se tornam fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes”, afirma.

Avaliação
Nesta etapa, os estudantes fazem a avaliação de forma individual e realizam a leitura de um texto, acompanhados pelo professor e coordenador pedagógico. Os dois profissionais da Educação observam os critérios avaliativos de acordo com cada período, registram no Google Forms e, se necessário, na ficha manual.

Após a leitura do texto, professor e coordenador realizam perguntas de forma a avaliar se o estudante compreende o texto, reconhece quem o produziu, a quem se destina e outros aspectos importantes. No quarto período, por exemplo, será observado se o estudante lê o texto com facilidade, compreende com autonomia e identifica a função social do conteúdo.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia