Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Educação Básica > Secretaria > Programas
Início do conteúdo da página

Programas

Publicado: Domingo, 02 de Julho de 2017, 10h30 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 09h05 | Acessos: 7337

Geo-helmintíase e Hanseníase

 Busca os sinais e sintomas da hanseníase em alunos por meio da ficha de autoimagem em crianças de 5 a14 anos. Reduzir a carga parasitária de geo-helmintos em escolares do ensino público fundamental com tratamento quimioprofilático em crianças de 5 a14 anos com uso do Albendazol 400mg, dose única.

Período de Execução: Abril a Setembro

 


Goiânia Vencendo o Aedes

 Projeto integra o Plano Estratégico de Combate ao Aedes da Prefeitura de Goiânia e realiza ações contínuas a serem incluídas na proposta político-pedagógica das escolas  Cmei. Dentre as ações, visita às residências dos alunos, oficinas, passeatas e distribuição de panfletos e joguinhos, além de seminários e rodas de conversa, são propostas pelas unidades educacionais. Mensalmente, os profissionais participantes do Seminário se encontram para articular a teoria e prática de forma contínua. Os encontros são realizados com diversos temas voltados ao combate da epidemia.

 Período de Execução: Janeiro a Dezembro

 


Primeiros Socorros

Subsidia gestores e demais profissionais das I.E.s do município de Goiânia a prestarem os primeiros auxílios e socorros minimizadores de complicações maiores e assim, resguardar o bem-estar e a saúde dos educandos, quando no interior das I.E.s.

 Período de Execução: Março a Dezembro

 


Projeto CARGIL-INMED

 O objetivo é combater a desnutrição e obesidade infantil em alunos da rede pública de ensino. Equipe fará exame biomédicos, parasitológicos e de hemoglobina, para alunos e professores. A equipe fornece tratamento (antihelmínticos e sulfato ferroso), treinamento aos professores, merendeiras e agentes comunitários de saúde, além da montagem de hortas. O projeto é realizado em 10 escolas da rede municipal.

 Período de Execução: Março a Novembro

 


Projeto Educanvisa

 Alertar a comunidade local em relação aos riscos associados ao consumi inadequado de produtos sujeitos à vigilância sanitária, influenciados pela propaganda. Realização de curso de capacitação para 50 professores, em 5 módulos mensais; orientação e apoio na realização de atividades na sala de aula; realização de palestras para os pais e responsáveis pelos educandos.

 Período de Execução: Março a Dezembro

 


Vacinação contra HPV

 Imunizar meninos e meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV – causador do câncer de colo uterino. A equipe de educação deverá estimular os educandos e a família para a adesão à vacinação, conforme a idade.

 Período de Execução: Setembro

 


Suplementação de Vitamina A

 A equipe de saúde visita as instituições educacionais para fornecer o suplemento de vitamina A para crianças com idade entre 6 e 59 meses para prevenir desnutrição e cegueira.

 Período de Execução: Abril a Setembro

 


Programa de Saúde Bucal

Estimula a prática da escovação supervisionada pelos educandos em instituições que possuam escovódromo, além de Fornecer creme dental e escovas para os educandos.

 Período de Execução: Janeiro a Dezembro

 


Consultório Odontológico e Oftalmológico Itinerante

  O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e Educação (MEC) e realiza atendimento clínico de educandos em consultório instalado na instituição educacional. Promoção, proteção e recuperação da saúde bucal de educandos e realização de consulta oftalmológica são os objetivos do Projeto.

 Período de Execução: Abril a Setembro

 


Bandas Marciais

 Estimula a educação integral dos educandos, por meio das Bandas Marciais, ressaltando o valor cívico e histórico agregado, almejando, sobretudo, significativas contribuições na formação dos participantes e, como consequência, riquíssimos espetáculos de civismo e estética, servindo inclusive, de atração cultural à comunidade em geral. São ministradas aulas de música (instrumentos de sopros e percussão) e danças (linha de frente, corpo coreográfico e pavilhão nacional) específicas para Bandas Marciais, para 5 instituições educacionais.

 Período de Execução: Janeiro a Dezembro

  


Arte em Movimento

 O projeto, promovido pela Gerência de Projetos Educacionais (Gerpro),compõe a estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e visa articular a aproximação entre as várias linguagens artísticas com o trabalho pedagógico desenvolvido dentro de cada instituição educacional. A proposta é levar para as escolas e Cmei atrações de música, teatro, cinescola, dança, biodança e contação de histórias.

 Período de Execução: Janeiro a Dezembro

 


Curso de Formação: O Ensino da Arte e Conceitos de Arte/Educação

 São atendidos 60 professores da Rede Municipal de Educação na Gerência de Formação de Professores. O Curso visa refletir sobre os conceitos e as metodologias do Ensino da Arte e da Arte/ Educação em prol da qualificação do processo de ensino aprendizagem e do desenvolvimento humano, com a compreensão de que o educador é mediador das experiências artísticas e estéticas.

 Período de Execução: Fevereiro a Dezembro

  


Goiânia Mostra Curtas – Mostrinha *

 Apreciação de curtas metragens exibidos na Mostra goiana em parceria com ICUMAM. Contribui para uma efetiva democratização cultural e do audiovisual em Goiás, através de sua programação inteiramente gratuita, que inclui: Mostras, oficinas, debates e palestras.

 


Goiânia na Ponta do Lápis

 Em parceria com o Jornal Tribuna do Planalto, o concurso de redação tem como objetivo principal a promoção da cidadania, tendo como alvo proposta os alunos das redes municipal e particular de ensino da Capital. A promoção da cidadania é alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos e professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros agentes envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira, participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever.

 Período de Execução: Maio a outubro

  


Projeto Agente Mirim de Arte e Cultura (AMAC)

 Trata-se de um minicurso de agente Mirim de Arte e Cultura para os alunos da Rede Municipal de Educação. Fortalecer a proposta de arte e educação, através da democratização de ações dos processos de conhecimento e por meio da apropriação do patrimônio artístico-cultural material e imaterial da humanidade, sensibilizando a comunidade escolar para valores culturais e artísticos, sociais e educativos e contribuir para o conhecimento da cultura e arte local e regional. Propiciar iniciação a formação em agente de arte e cultura aos educandos para serem multiplicadores de saber.

 


Curso de Contação de Histórias

 Propor aos educadores/cursistas vivenciar as técnicas da contação de histórias, bem como, desenvolver um trabalho de conscientização cênica: corpo, voz, gestos, para otimizar a performance narrativa destes professores.

  

Concurso de Redação- Jardim Botânico

 


Educação Ambiental no Zoológico

 Projeto desenvolve práticas pedagógicas em Educação Ambiental de forma integrada, contínua e permanente, destinada a Instituições Educacionais da RME, grupos organizados e instituições particulares, para promoção da sustentabilidade e respeito a todas as formas de vida e conservação ambiental, por meio de feiras socioambientais, trilhas pedagógicas, palestras e educação ambiental nos parques próximos a instituições educacionais da RME.

 


Educação Ambiental na Vila Ambiental

 O projeto propõe a participação dos alunos de escolas públicas, comunidade e ONG's no sentido de contribuir com questões da sustentabilidade e a preservação da biodiversidade por meio de atividades monitoradas.

 


Jornada Feminina de Futebol Society

 Promover o lazer para as atletas femininas de Goiânia como estímulo a uma melhor qualidade de vida. Foi realizado na semana comemorativa no Dia Internacional da Mulher.

 Período de Execução: Março

 


Projeto Árbitro e a Escola

 Visa levar os educandos ao estádio e trabalhar os valores referentes aos árbitros, o conhecimento da história do futebol e da arbitragem, as regras do jogo, além da prevenção à violência nos estádios e na sociedade. O projeto vem sendo realizado em 2015 e 2016.

 


Projeto “Handebol: Inclusão e Cidadania”

 Contribuir para o desenvolvimento da cidadania, autonomia e prática esportiva, utilizando o handebol como ferramenta para este fim, visando ainda tirar o educando da ociosidade. A ação é desenvolvida em parceria com a Associação Cultural e Esportiva Força Atlética e Petrobrás.

 


Festival de Arte-Educação

 No campo artístico-cultural, temos o Festival Arte e Educação que incentiva e revela talentos das unidades educacionais e, a cada ano, retrata temáticas diferentes. Neste projeto estão inseridas várias linguagens artísticas, como teatro, música, artes visuais e dança.

 


Coral Vozes em Canto

 Coral Vozes em Canto surgiu em 2005, a partir da integração de alguns dos corais existentes na rede municipal de ensino de Goiânia. Semanalmente, as instituições educacionais participantes recebem a visita de professores musicistas para o desenvolvimento de atividades formativas e informativas acerca do universo musical com  aprimoramento da técnica vocal, formação de repertório musical e ensaios. Sempre no fim do ano, o coral apresenta a Cantata de Natal em diversos pontos da cidade.

  


Jogos Educacionais

 É uma ação que favorece a interação entre educandos e profissionais de diferentes instituições educacionais por meio do desenvolvimento de atividades em diversas modalidades esportivas como vólei, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa, atletismo e tilhas.

 


Escolinhas de Iniciação Esportiva

 O projeto tem como objetivo incentivar a iniciação e a prática contínua de modalidades esportivas e outras atividades físicas, como futsal, futebol de campo natação, hidroginástica, atletismo, ginástica funcional, dança e pilates. As escolinhas são realizadas em diferentes locais da cidade.

 


Horta Escolar

 A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência do Programa de Alimentação Educacional desenvolve desde 2001 o projeto Horta Escolar. O projeto visa complementar a alimentação oferecida nas escolas e Cmei, bem como instruir os alunos das unidades educacionais sobre a formação e cultivo de mudas, na tentativa de elevar a qualidade nutricional, e estimular a adoção de hábitos saudáveis entre educandos, educadores e comunidade. O projeto trabalha com hortas convencionais e com canteiros feitos com o reaproveitamento de pneus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página