Página inicial > Formação > Inscrições Abertas > Formação > Todos os Cursos > MATEMÁTICA EM FOCO

MATEMÁTICA EM FOCO

Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 16h44 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 17h59 | Acessos: 1429

BANNER PARA SITE DA SME matematica em foco
DIVULGAÇÃO DE CURSO

TÍTULO: MATEMÁTICA EM FOCO

OBJETIVO: Subsidiar o trabalho dos professores pedagogos referência do 5º ano, para que possam desenvolver ações pedagógicas junto aos estudantes, a fim de promover a recomposição, recuperação e o aprofundamento das aprendizagens do componente curricular de Matemática

ÓRGÃO PROPONENTE

• Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

COORDENAÇÃO

• Diretoria Pedagógica/Gerência de Formação dos Profissionais da SME

PÚBLICO

• Todos os professores pedagogos referência do 5º ano do Ensino Fundamental

• 330 vagas

TURMAS

Turno/dia da semana

Terça

Quarta

Matutino

2 turmas

Vespertino

1 turma

-

• A formação acontecerá de forma presencial, 1 vez por mês, em horário de trabalho do professor.
  • A unidade educacional com mais de uma turma de 5º ano por turno deve organizar internamente para que a saída dos professores aconteça ao longo da semana em dias alternados.
  • Aquela unidade educacional que possui mais de 4 turmas de 5º ano no mesmo turno deve organizar e escolher um dia para a saída de dois professores ao mesmo tempo.
  • Professores de Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI) devem dar preferência pela inscrição no vespertino.

CARGA HORÁRIA

• 50 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Palestra e apresentação da ação formativa***

3ª semana/

fevereiro

Módulo 1

Sistema de numeração decimal; Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas; Figuras Geométricas; Sistema monetário brasileiro; Números naturais e Números racionais; Ângulos; eventos aleatórios; Medidas de comprimento, massa, tempo, capacidade e temperatura; Grandezas proporcionais.

3ª semana/

fevereiro

Módulo  2

Números Naturais; Gráficos e Tabelas; Sistema de numeração decimal; Medidas de comprimento, massa e capacidade: estimativas, Figuras geométricas planas e espaciais; Números Racionais;   Eventos Equiprováveis; sistema monetário brasileiro; Análise Combinatória;  Proporção.

1ª semana

Módulo 3

Sistema de numeração decimal e racional; Princípio Fundamental da Contagem; Grandezas Proporcionais; Equações; Figuras Planas; Volume; Espaço Amostral; Gráficos e Tabelas.

3ª semana

Módulo  4

Números naturais e Números racionais; Análise Combinatória; Grandezas proporcionais; Equações;  Figuras planas; Noções de Volume; Espaço Amostral; Tabelas e Gráficos.

3ª semana

1ª semana

Atividades complementares (google sala de aula)

Março a Outubro

Carga horária total do Curso

50h

***O encontro de abertura é aberto à participação de todos, entretanto, vai acontecer em uma única data e horário - 13/02, às 7h30.

Orientamos, portanto, que participe desse momento um professor inscrito, para ser representante da unidade educacional. Este fará o repasse posteriormente aos colegas.

LOCAL E DATA DE REALIZAÇÃO DO PRIMEIRO ENCONTRO

Turma

Data/Horário

Terça-feira - MATUTINO