Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Programa Saúde na Escola planeja ações com foco na prevenção à Covid-19

Programa Saúde na Escola planeja ações com foco na prevenção à Covid-19

Criado: Terça, 23 de Março de 2021, 10h49 | Publicado: Terça, 23 de Março de 2021, 10h49 | Última atualização em Segunda, 12 de Abril de 2021, 13h46

Reuniões serão virtuais via Google meet com a participação de 190 instituições educacionais

lavar as maos 0As equipes de Educação e Saúde do Programa Saúde da Escola (PSE) se reúnem virtualmente nesta quarta e quinta-feiras (24 e 25/3), pelo aplicativo Google Meet, com objetivo de promover a troca de experiências das ações de 2020 e realizar o planejamento para 2021, com foco na capacitação de prevenção à COVID- 19.
No total, 190 instituições educacionais, dentre escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas, participam das reuniões.

A ação segue programação de dias e horários, divididos de acordo com os distritos sanitários e regiões de abrangência das unidades de ensino.

De acordo com  a enfermeira e apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME) Marislei Brasileiro, serão abordados 13 assuntos. “Em relação à Covid-19, que é a temática do momento, em vez de focar na doença e no vírus, vamos chamar a atenção para as atividades de higiene, autocuidado e cuidado com o outro, o uso de máscaras, o distanciamento social, a saúde mental, não somente para a pandemia, mas para qualquer virose”, ressalta.

PSE
O Programa Saúde na Escola foi instituído pelo Governo Federal em 2007. As secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) assumem o compromisso de trabalhar em favor da promoção da saúde. Como as aulas presenciais estão suspensas, as ações acontecerão de forma remota e as atividades serão postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida (Avah).

O PSE anualmente trabalha verificação do cartão vacinal, prevenção ao uso de drogas e violências, prevenção de obesidade e sobrepeso, identificação dos alunos com agravos de doenças em eliminação, combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da segurança alimentar e nutricional, direito sexual e reprodutivo, promoção da cultura de paz, promoção de práticas corporais saudáveis, dentre outras ações.

Segue cronograma de horários dos encontros:

Dia 24/3 (quarta-feira)

8h30 - 9h30: DS Oeste e instituições da região oeste (Jarbas, Brasil, Bretas e Estaduais)

10h - 11h: DS Sul e instituições da região Sul (Thomé e Estaduais)

14h - 15h: DS Leste e instituições da região Leste (Central, Thomé e Estaduais)

16h - 17h: Noroeste e instituições da região Noroeste (Brasil, Bretas e Estaduais)

Dia 25/3 (quinta-feira)

14h - 15h: Distrito Sudoeste e instituições da região Sudoeste (Jarbas e Thomé)

Daniela Rezende, editoria de Educação

registrado em: ,