Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Conexão Escola trabalha sobre as queimadas pelo país e suas consequências nas atividades da semana

Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h14 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 16h14 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 19h06

Atualização semanal está disponível na plataforma e TV, com novas atividades e aprendizados para alunos da rede municipal

queimadas 1Novidades nos conteúdos pedagógicos oferecidos aos educandos da Rede Municipal de Ensino. Nesta semana, o Portal Conexão Escola, plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), disponibiliza uma grande variedade de materiais, com temas contemporâneos que contemplam as cinco temáticas pertinentes ao período da pandemia e alinhadas a BNCC. Entre as abordagens, estão aprendizagem e escrita, queimadas pelo Brasil e hidrografia.

Um dos assuntos mais noticiados nos últimos dias é a devastação em ecossistemas brasileiros, como o Pantanal, em razão dos incêndios de larga escala. Um dos temas desenvolvidos nesta semana, tanto no portal, quanto na TV, é justamente sobre as queimadas que têm acontecido em todo país e o risco do desequilíbrio ecológico como consequência. Aqui, grande parte das queimadas são provocadas por ações do homem, por isso, é importante aprender mais sobre o assunto, no intuito de se conscientizar e, assim, preservar a biodiversidade do planeta.

Outra atividade importante, especialmente para a alfabetização, é a forma divertida de aprender brincando. Afinal, os jogos são poderosos aliados na aprendizagem da leitura e escrita, e ainda ajudam a aprender de forma prazerosa e desafiadora. A atividade ensina famílias a confeccionar um simples jogo para formação de palavras.

As demais temáticas abordam como as crianças devem explorar o corpo com gestos e movimentos. Também, aprendem sobre calendário e a gestão do tempo, a importância do desenvolvimento no contato com a natureza, o ciclo da água e a hidrografia do Brasil. Há ainda vídeos de educação financeira, uma divertida aula sobre os sons e música e muitas outras atividades para aprender bastante!

As atualizações estão disponíveis para os alunos na Plataforma Conexão Escola ou programação televisiva, com conteúdo pedagógico inédito e atividades pedagógicas complementares. Acesse já, pelo link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/). Já o programa televisivo é veiculado nos canais Sagres (26.1) e TV UFG (15), em horários diferenciados.

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,