Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Conexão Escola destaca a arte de brincar e a música no aprendizado

Conexão Escola destaca a arte de brincar e a música no aprendizado

Criado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h04 | Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 18h04 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 19h10

Atualização semanal está disponível na plataforma e TV, com novas atividades e aprendizados para alunos da rede municipal

PLATAFORMA CONEXAO ATUALIZADOA atualização semanal do Conexão Escola já está no ar! Nesta segunda-feira, 14, o material disponibilizado no Portal Conexão Escola, plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), traz vários temas importantes para serem explorados por alunos de toda a Rede Municipal. As atividades seguem atendendo as três modalidades atendidas pela Rede, contemplando cinco temáticas alinhadas a BNCC.

Um dos temas dessa semana é apresentado pela professora Fernanda Moura, da Escola Municipal Jardim América, que faz um convite para conhecermos diferentes brincadeiras através das telas pintadas pelo artista plástico Ivan Cruz. Outro assunto trabalhado é "A Matemática está em tudo". A partir dela, alunos vão descobrir que, além das contas, os números também são utilizados como código de identificação em documentos pessoais, estão presentes em contas de água ou luz, nos código de barras, indicam localização, endereços. Na mesma atividade, o educando aprende a relação entre o Sistema Monetário Brasileiro e o Sistema de Numeração Decimal.

Já na TV, o programa traz a atração “Quem canta, seus males espanta!”. Com ela, alunos e familiares compreendem a música como uma linguagem da arte que não pode faltar na Educação Infantil, pois, através dela, a criança consegue desenvolver diferentes elementos do seu desenvolvimento e ampliar seu conhecimento sobre o mundo e sua própria cultura. O programa também apresenta, de forma ampla e diversificada, as inúmeras linguagens da arte e como ela está presente em nossas vidas.

Neste contexto, faz uma conexão sobre como o tema esteve presente nas culturas e civilizações antigas, bem como a criação e evolução das diferentes linguagens artísticas no decorrer do tempo. Durante a semana, os educandos também vão aprofundar seus conhecimentos sobre a democracia e a economia mundial e o consumo.

Outras temáticas abordam as grandes e diárias descobertas das crianças, do mundo e de si mesmas, o movimento da Terra e suas consequências. É possível ainda conhecer melhor o mundo dos bichos, como eles nascem e seu habitat. O mundo esportivo não ficou de fora das atualizações, trazendo a origem do basquete e os tipos de lutas do Brasil, trazidas tanto como esporte quanto entretenimento.

As atualizações estão disponíveis para serem exploradas pelos alunos na Plataforma Conexão Escola ou programação televisa, com conteúdo pedagógico inédito e atividades pedagógicas complementares. Acesse já, pelo link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/). Já o programa televisivo é veiculado nos canais Sagres (26.1) e TV UFG (15).

Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,