Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Conexão Escola traz a importância da cultura africana entre os temas da semana

Conexão Escola traz a importância da cultura africana entre os temas da semana

Criado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h15 | Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h15 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 09h15

Semanalmente, alunos contam com conteúdos novos que abrangem todas as etapas de ensino

CAPAAA e1597285180469Alunos de todas as modalidades de ensino da Rede Municipal de Educação (RME) já podem acessar os novos conteúdos disponibilizados pelo projeto Conexão Escola. Atualização é realizada semanalmente com conteúdo e atividades complementares desenvolvidos para todos os níveis de ensino. A programação diária é elaborada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para levar aos alunos atividades de fácil acesso para serem realizadas com a participação de familiares. Entre os novos temas abordados, estão a contribuição das culturas de matrizes africanas e conceitos de democracia.

O projeto Conexão Escola foi iniciado em abril e conta com a plataforma e programa televisivo abordando conteúdos curriculares alinhados à BNCC. Nesta semana, alunos de responsáveis aprendem a importância de estabelecer uma rotina para as crianças desde muito pequenas, até mais crescidinhas. Outros temas abordados incluem os cinco sentidos, o handebol, a contribuição africana para o Brasil, o sistema monetário e a diversidade, para termos a consciência de como somos diferentes uns dos outros.

Acesso ao AVAH

Na primeira quinzena de agosto, a SME apresentou mais uma ferramenta pertencente ao projeto Conexão Escola - o AVAH, ambiente virtual de aprendizagem híbrida. Cada instituição terá seu próprio ambiente e as turmas já estão sendo cadastradas, assim como as atividades propostas pelos educadores. Cabe à instituição entrar em contato com seus alunos para passar as devidas orientações para acesso individual. O conteúdo segue as mesmas temáticas trabalhadas desde o primeiro semestre, seguindo as matrizes estruturantes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

As aulas virtuais já disponibilizadas devem ser associadas às atividades pedagógicas propostas pelo site ou TV. Por isso, os alunos devem continuar acessando a Plataforma Conexão Escola ou programação televisa e explorar o conteúdo pedagógico inédito e atividades pedagógicas complementares.

Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/). A programação da televisão está disponível em dois canais de televisão aberta em horários distintos. No Sistema Sagres, canal 26, das 11h às 12h (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e das 19h às 19h30 (Eaja). Na Rádio Sagres, o mesmo conteúdo é transmitido às 13h. Já na TV UFG canal 15, a exibição para Educação Infantil e Ensino Fundamental vai das 14h às 15h, enquanto os alunos da Eaja têm acesso ao conteúdo a partir das 19h30.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

registrado em: ,