Página inicial > Institucional > Notícias > Boletim Coronavirus > Conexão Escola mostra tradições de Norte a Sul do Brasil

Conexão Escola mostra tradições de Norte a Sul do Brasil

Criado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 15h26 | Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 15h26 | Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 12h56

Nesta semana, alunos realizam uma viagem virtual do Oiapoque ao Chuí para conhecer tradições, culturas e brincadeiras de várias regiões. O conteúdo disponível segue abrangendo todas as etapas de ensino

DSC0416O Portal Conexão Escola, plataforma desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), teve atualização semanal publicada na manhã desta segunda-feira (115). O material disponibilizado contempla cinco temáticas pertinentes ao período da pandemia incluindo, entre outros temas, uma viagem virtual para conhecer tradições, culturas e brincadeiras em várias regiões do Brasil.

A ferramenta proporciona fácil acesso para educandos e familiares por meio da internet. É mais uma semana repleta de novidades pedagógicas, que podem ser realizadas com a participação da família. Confira alguns dos assuntos abordados: Todos podem desenhar, Vamos pular corda, Partes do Corpo Humano, O Ciclo da Vida, Somos diferentes, A história do dinheiro, Brincadeiras da vovó, Imitando os bichos, Misturas, Instrumentos Musicais Caseiros, Brincadeiras e jogos da cultura popular brasileira e muito mais.

"Todos podem desenhar" é uma sugestão de arte bem prazerosa que convida os alunos a conhecerem os elementos constitutivos das artes visuais, como o ponto, linha, forma, cor, espaço, planos e textura. A atividade explora diferentes suportes, ferramentas, materiais e técnicas tradicionais e alternativas como componentes fundamentais para a composição e expressão artística. E claro, colocando a imaginação e criatividade para funcionar, desenhando em todo o espaço da folha.

O programa de “Olho no óleo”, da empresa de Saneamento de Goiás (Saneago), destaca a importância de fazer o descarte adequado do óleo usado, para que ele não se misture com a água. A atividade incentiva a observar o que, em casa, é feito com o óleo usado e, se preciso for, mudar os hábitos e preservar nossos rios.

Outro assunto importante é tratado na história do “Patinho Feio”, ressaltando que somos todos diferentes e isso é o que torna a vida ainda mais legal. É fundamental aceitar as pessoas como são, pois dessa forma, respeitamos as características únicas de cada um. O respeito deve estar sempre presente nos relacionamentos humanos, conforme destaca a atividade.

Chegou a hora de exercitar! Você já pulou corda? Sabemos que a brincadeira de “pular corda” é tão antiga que se torna praticamente impossível descobrir sua origem. Mas, sabia que existem diferentes formas de pular corda? Sozinho, em dupla, com música, com duas cordas… atualmente, a brincadeira evoluiu muito! Existe até “Campeonato Mundial de Pular Corda”!

Depois de pular corda de várias formas até cansar, é hora de conhecer as partes do corpo humano e suas funções de forma divertida, assistindo aos vídeos, cantando e ... desenhar a si mesmo! Para que o desenho seja feito em tamanho real, é preciso ter ajuda de alguém. O suporte pode ser feito em jornais ou riscando no chão, escrevendo as partes do corpo aprendidas. Ainda nessa temática, o portal direciona como fazer um esqueleto usando palitos, gravetos, cotonetes... é só ativar sua criatividade!

Ferramentas da Educação Municipal

Os alunos da Rede Municipal contam com duas opções de atendimento virtual, o Portal Conexão Escola e o Chatbot SME. Todos esses temas e muitos outros estão disponíveis na Plataforma Conexão Escola, distribuídos em diferentes etapas, de acordo com cada ciclo.

Ainda nessa primeira quinzena de maio, será disponibilizada mais uma opção de atividades em canais de televisão aberta, com programação em horários alternados entre as emissoras parceiras no projeto. O início da veiculação, bem como a distribuição diária será largamente divulgada para as famílias e toda a comunidade escolar. Para acessar a Plataforma Conexão Escola, basta clicar no link a seguir e explorar o conteúdo a vontade (www.sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/).

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte

Foto: Laís Borges