Prática em rede — Hospital Mariliza
Crianças brincando de faz de conta. CMEI Jardim Mariliza A brincadeira é uma das principais linguagens de formação e transformação da cultura na infância. Trata-se de uma atividade humana rica…
Crianças brincando de faz de conta. CMEI Jardim Mariliza A brincadeira é uma das principais linguagens de formação e transformação da cultura na infância. Trata-se de uma atividade humana rica…
Foto: Ações do Projeto Lua de dia? As crianças realizam investigações ao explorar objetos e os diversos materiais ao seu entorno, bem como ao observar situações cotidianas. Desde cedo, elas…
Projeto Carimbó - CMEI Vera Cruz II As crianças têm o direito de vivenciar, no cotidiano das unidades educacionais, práticas que ampliem seus repertórios artísticos e culturais. Esse direito se…
Crianças brincando com a natureza - Escola Municipal João de Paula Teixeira Os espaços nas unidades educacionais devem acolher e oportunizar situações variadas que desafiem, promovam aprendizagens e apoiem o…
O Portfólio das Aprendizagens da criança é um importante instrumento de avaliação na Educação Infantil que visa documentar de forma sistemática, organizada e intencional o processo de aprendizagem da criança…
Projeto Institucional Parque Musical - CMEI Vera Cruz II A música é uma linguagem presente em nossas vidas desde sempre, e é necessário oportunizar às crianças momentos em que elas…
Crianças no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira O faz de conta desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças, permitindo que elas explorem o mundo ao seu redor de maneira…
É um direito das crianças, desde bebês, ter acesso aos espaços culturais da cidade, como museus, teatros, cinemas, bibliotecas e outros. Esses espaços contribuem para o desenvolvimento integral das crianças,…
Crianças brincando com elementos da natureza O contato com a natureza, através de brincadeiras ao ar livre, é essencial para o desenvolvimento integral da criança. Os espaços naturais apoiam as…
Livro Sombrinhas - Jean Galvão O brincar é indispensável no cotidiano da Educação Infantil, por exercer um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. É brincando que elas descobrem as possibilidades…
Desde o nascimento, as crianças precisam de espaços que proporcionem segurança, liberdade e possibilidades de interações e brincadeiras. É direito das crianças ocupar espaços que favoreçam o encontro e a…
As crianças, desde bebês, têm o direito de conhecer e explorar espaços que possibilitem a ampliação de seus repertórios artísticos, científico e culturais. Os museus, por exemplo, são espaços privilegiados…
É direito das crianças conhecer espaços e produções artísticas que contribuam para a compreensão das diferentes manifestações da nossa sociedade. Ao conhecer a arte indígena, por exemplo, as crianças podem…
Crianças no Teatro Goiânia É direito das crianças vivenciar, no cotidiano das unidades educacionais, experiências que envolvam a interação com diferentes manifestações artísticas, em contextos variados, como o Teatro. No…
O cotidiano é aquilo que vivemos no dia a dia e refere-se às atividades recorrentes que nos proporcionam a dimensão concreta da vida. Quando pensamos no cotidiano da Educação Infantil,…
Criança e professora brincando Na Educação Infantil, a organização dos espaços é parte importante da proposta pedagógica. A maneira como são organizados os brinquedos, o mobiliário e os materiais oferecidos…
Crianças brincando. CMEI Atheneu Dom Bosco Os espaços nas unidades educacionais devem proporcionar às crianças segurança, acolhimento, desafios, além de oferecer condições para o desenvolvimento de sua autonomia e para…
Criança lendo livro. Foto: Arquivo do CEI É direito das crianças, desde bebês, vivenciarem no cotidiano das unidades educacionais, práticas pedagógicas que possibilitem o convívio com as diferentes linguagens e…
Crianças lendo livros na rede. Foto: Arquivo do CMEI É direito da criança, desde os primeiros meses de vida, participar de práticas sociais em que a leitura esteja presente. As…
Crianças brincando de faz de conta na praia. Fonte: Arquivo do CMEI A brincadeira desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil. E é direito da criança, desde bebê, brincar cotidianamente,…
Crianças brincando de faz de conta. Foto: Arquivo CMEI Viver a Infância A brincadeira é uma das principais linguagens na infância e representa um dos eixos fundamentais do trabalho na…
As crianças têm o direito de conhecer e se reconhecer nas manifestações culturais dos lugares onde vivem. É nessas experiências, que elas têm a possibilidade de ampliar o modo de…
É fundamental, desde a Educação Infantil, proporcionar tempos e espaços nos quais as crianças possam reconhecer sua própria cultura, ampliar seu entendimento do mundo e explorar as riquezas artísticas e…
É fundamental que, desde bem pequena, as crianças participem de momentos nos quais possam se comunicar, expressar-se e ampliar seu contato com a cultura oral e escrita. Essas experiências podem…
É muito importante que, desde a Educação Infantil, as crianças aprendam que a construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva se dá pelo reconhecimento dos diferentes grupos étnicos responsáveis…
Brincar é uma das principais formas pela qual a criança se expressa e se comunica com o mundo. Quando brinca, ela tem a possibilidade de explorar, interagir, expressar sentimentos e…
A maneira como recebemos e cuidamos das crianças impacta diretamente nas suas aprendizagens e no seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. O acolhimento vai além de apenas receber as crianças…
Foto: Crianças investigando. CMEI Setor União. A criança, desde bem pequena, demonstra interesse em explorar o mundo ao seu redor, manipulando objetos, investigando fenômenos naturais, formulando hipóteses e refletindo sobre…
Apresentação das crianças — Cantos e contos. Foto: CMEI Consuello Nasser A Educação Infantil é um espaço privilegiado para a ampliação do repertório cultural das crianças. Ao ouvirem e contarem…
Maestro da Orquestra Sinfônica no CMEI Professora Darly. Foto: Comunicação SME. As crianças desde bem pequenas têm o direito de conviver com diferentes manifestações artísticas e culturais nas Unidades Educacionais.…
A Dança é uma expressão artística e cultural que permite às crianças se expressarem, comunicarem-se e desenvolverem maneiras de interagir com os outros e com o meio sociocultural. Por isso,…
Crianças comendo frutas. Foto: CMEI Alto da Glória É na infância que são adquiridos os primeiros hábitos alimentares. Por isso, é fundamental que as crianças sejam incentivadas desde pequenas a…
Self Service com crianças. Foto: Arquivo do CMEI O processo de construção da autonomia na Educação Infantil pode ocorrer por meio de diversas ações educativas e pedagógicas realizadas no cotidiano…
Criança brincando com utensílios da cozinha. Foto: Arquivo do CMEI Os espaços na Educação Infantil são considerados um dos elementos mediadores das aprendizagens infantis. Sua organização contribui diretamente para a…
Criança andando no triciclo. Disponível em: arquivo do CMEI. A cidade pode ser um espaço rico em oportunidades de encontros e aprendizagens. A multiplicidade de interações com pessoas e lugares…
Criança tirando a digital. Disponível em: Arquivo do CMEI Setor União. É muito importante que as crianças, desde bebês, tenham acesso à identificação civil. O RG, conhecido como Registro Geral,…
Foto: Acervo CMEI Village Atalaia O acolhimento é uma ação que devemos realizar, independentemente do espaço onde estamos inseridos. Quando falamos em Unidades Educacionais que atendem à primeira etapa da…
Crianças brincando no quintal do CEI. Disponível em: Arquivo pessoal da unidade educacional. Os espaços externos das Unidades Educacionais podem oportunizar às crianças momentos de aprendizagens. Ao ar livre, as…
Disponível em: arquivo da unidade educacional. A criança é um sujeito ativo nos seus processos de criação, autoria e construção do conhecimento. É direito das crianças conhecerem e ampliarem seu…
Jornal do CMEI. Disponível em: arquivo da unidade educacional. As crianças vivenciam e realizam diferentes atividades no cotidiano da Educação Infantil. Elas brincam, cantam, escrevem, desenham, ouvem histórias, investigam, experimentam,…
Criança pintando obra do Artista Ivan Cruz. Acervo CMEI Mundo Novo III As crianças se expressam e dão significado ao mundo de diferentes formas, sendo a arte uma dessas formas…
Criança brincando com blocos de madeira. Fonte: Canal do Youtube - Educação Infantil NEC As crianças são sujeitos de direitos e desde cedo, interagem e significam o mundo de diferentes…
Criança plantando. Fonte: Instagram Projeto Horta Escolar SME É através do convívio com a natureza que a criança aprende sobre o ciclo da vida, sua própria existência e a importância…
Crianças soltando Pipa. Fonte: Arquivo pessoal do CEI Juliana Pires. 2022 A brincadeira é a atividade principal na infância e pode ser considerada o elo entre a criança e o…
A parceria com a família na ação de educar e cuidar na Educação Infantil é fundamental. A família é co-construtora do currículo, cuja participação se dá pela troca de informações…
Semana Literária. Fonte: Instagram do CMEI Consuelo Nasser. 2022 A criança desde que nasce está inserida em diferentes situações comunicativas que envolvem a linguagem oral e escrita. Ao participar de…
Foto: Acervo instituição A criança observa diariamente as mudanças presentes ao seu redor, como o ciclo do dia e da noite, as fases da lua, o sol nascer e se…
Foto: Arquivo do CMEI É direito da criança vivenciar, no cotidiano da Educação Infantil, ações em que ela possa brincar, ouvir, falar e se apropriar de diferentes formas de comunicação.…
Foto: Arquivo do CMEI As crianças desde cedo têm o direito de participar de situações comunicativas que envolvam a oralidade, a leitura e a escrita. É por meio da interação…
Foto: Acervo Unidade Educacional O contato com diferentes gêneros literários proporciona o desenvolvimento do gosto pela leitura, a ampliação do vocabulário, o incentivo a imaginação e à aprendizagem de novos…
Foto: Arquivo do CMEI As crianças, desde o nascimento, exploram os objetos ao seu redor, principalmente através dos sentidos. Elas fazem diferentes descobertas com os objetos - ao pegar, investigar,…