You are currently viewing Prática em rede: Self Service

Prática em rede: Self Service

Self Service com crianças. Foto: Arquivo do CMEI

O processo de construção da autonomia na Educação Infantil pode ocorrer por meio de diversas ações educativas e pedagógicas realizadas no cotidiano das Unidades Educacionais.

Essas ações envolvem a exploração de diferentes tempos e espaços, momentos de brincadeiras, trocas diárias entre adultos e crianças, realização de atividades de atenção e cuidado pessoal, de ampliação de repertório, de investigações, de transições cotidianas, entre outros.

Um exemplo de como essas ações podem contribuir para a construção da autonomia é o tempo dedicado às refeições na Educação Infantil.

Esse momento pode proporcionar às crianças oportunidades de desenvolver processos de escolha, tomada de decisões, incentivo à alimentação saudável, reconhecimento e participação em práticas sociais e, consequentemente, o desenvolvimento da autonomia.

Por isso, é fundamental que as Unidades Educacionais valorizem e planejem cuidadosamente esses momentos, a fim de promover uma formação integral das crianças.

Sabendo dessa importância o CMEI Setor União realiza com as crianças a prática do self service – que possibilita a criança servir o seu próprio prato. Vamos conhecer?


Self Service Setor União. Disponível em: https://youtu.be/4eW3kPVSy1k

CuradoriaNEC
Unidade Educacional CME Setor União