You are currently viewing Educação Física: XADREZ E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Educação Física: XADREZ E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Olá! Esta aula de Educação Física é destinada aos estudantes da 8ª Série da Eja.

Nesta aula de hoje, vamos dialogar sobre as transformações que o jogo de xadrez sofreu desde sua origem, principalmente em decorrência do avanço da tecnologia.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA XADREZ E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

8ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 5 – Xadrez e o avanço da tecnologia

Na videoaula acima, aprendemos que os jogos fazem parte da nossa cultura corporal, desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, e ainda favorecem a compreensão sobre o mundo do trabalho e a organização da sociedade, afinal, os jogos são uma representação dos valores e as características da sociedade, sendo que à medida que as sociedades se transformam, os jogos refletem essas transformações.

Utilizamos o xadrez para exemplificar essa influência da sociedade nos jogos, que ocorreu desde a mudança de nome até à versão digital, onde com o avanço da tecnologia, surgiram os primeiros computadores programados para “jogar” xadrez, e assim como a tecnologia passou a influenciar cada vez mais o mundo do trabalho e a sociedade em geral, os jogos também passaram a sofrer a influência desse avanço.

Pontuamos que atualmente, além dos computadores programados para jogar, existem também inúmeros aplicativos para você jogar xadrez.  E o jogo composto apenas de peças e um tabuleiro passou a contar com versões digitais, onde é acrescentado ao jogo a multimídia, ou seja, o jogo passa a ter sons, luzes, diferentes efeitos e animações. Além disso, as versões digitais contam com tutoriais e diferentes níveis de dificuldade. Esses tutoriais ensinam desde movimentos básicos até jogadas avançadas e complexas. E com a internet cada vez mais acessível, é possível jogar não só contra o programa, como também de forma on-line com quem você quiser, mesmo que o outro esteja longe.

ATIVIDADE 1

Leia a tirinha abaixo:

Agora responda em seu caderno:

• Por que o Cebolinha diz que o xadrez é uma maneira inteligente de resolver diferenças?
  • Qual é o humor presente na tirinha?
  • Qual sua opinião sobre o jogo de xadrez em tabuleiro, como propõe o Cebolinha, perder espaço para o xadrez digital?

ATIVIDADE 2

E você, sabe jogar xadrez? Ainda não?! Vamos aprender? Você pode pesquisar como jogar ou você pode baixar um app para aprender e jogar xadrez. Baixe lá no seu celular, boa diversão e aprendizagem. Mas caso você ainda não seja adepto ao jogo digital, acesse os links abaixo, aprenda a construir seu tabuleiro e a jogar xadrez com o Professor Marcos.

Link 1: Xadrez 1 – XADREZ 1 – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Link 2: Xadrez 2 – XADREZ 2 – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0703) Refletir sobre as transformações nas características dos jogos em função dos avanços das tecnologias.
Língua PortuguesaEAJALP0818) Compreender em textos multissemióticos os seguintes efeitos de sentido: humor, ironia, ambigüidade etc.