You are currently viewing Educação Física: XADREZ 2

Educação Física: XADREZ 2

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  6ª SÉRIE da Eja. Ela foi veiculada na TV e aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividade de hoje iremos aprender um pouco mais sobre Xadrez. Conheceremos uma lenda sobre o surgimento do xadrez e entenderemos o valor e as possíveis movimentações das peças do jogo.


ATIVIDADE 1

Assista o vídeo abaixo e conheça uma lenda, que conta, como surgiu o jogo de xadrez. Quem irá nos contar essa história será o Marcos Lopes, professor daqui, da nossa Rede Municipal de Ensino de Goiânia, que também é Mestre Nacional de Xadrez e atual campeão brasileiro por equipes.

“Lenda – Como Surgiu o Jogo de Xadrez” – Canal: Xadrez Raiz – Link: Lenda – Como Surgiu o Jogo de Xadrez? – YouTube

ATIVIDADE 2

Agora que já conhecemos a lenda do surgimento do xadrez, vamos conhecer um pouco mais sobre as peças desse jogo. Assista o vídeo abaixo, do Professor Marcos Lopes, e anote as informações no seu caderno, isso facilitará seu aprendizado.

“Xadrez básico 1 – As Peças do Jogo de Xadrez” – Canal: Xadrez Raiz – Link: Xadrez básico 1 – As Peças do Jogo de Xadrez – YouTube

Vamos recapitular o que o professor Marcos falou? Confira suas anotações! São 32 peças , sendo 16 brancas e 16 pretas. Cada um tem inicialmente:1 Rei, 1 Dama, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavalos e 8 Peões. O posicionamento inicial das peças assim como o formato do tabuleiro é padrão. As peças nas linhas das extremidades, são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre. Uma dica simples para conferir se a Dama e o Rei estão posicionados corretamente, é que a Dama sempre está na casa na cor da peça, ou seja, dama clara na casa clara e dama escura na casa escura. Já todos os peões são dispostos, lado a lado, na segunda linha das extremidades.

ATIVIDADE 3

Assista o vídeo abaixo, do Professor Marcos Lopes,  e  conhecer o modo como o peão se movimenta, como ele captura outras peças e o acontece quando ele consegue chegar à outra extremidade do tabuleiro.

“Xadrez básico 2 – Como o peão se movimenta?” – Canal: Xadrez Raiz – Link: Xadrez básico 2 – Como o peão se movimenta? – YouTube

O vídeo ensina que o peão move-se sempre uma casa para frente, exceto no primeiro movimento, quando pode mover-se duas casas. É a única peça que não pode retroceder, e também a única que efetua a captura com um movimento diferente do utilizado para avançar no tabuleiro. O peão pode capturar as peças que estejam uma fileira acima e nas colunas adjacentes a sua, ou seja, na sua diagonal.

ATIVIDADE 4

Vamos aprender como a Torre e o Cavalo se movimentam? Assista o vídeo abaixo:  

“Xadrez básico 3 – Movimento da Torre e Cavalo. Vamos Conhecer?” – Canal: Xadrez Raiz – Link:Xadrez básico 3 – Movimento da Torre e do Cavalo. Vamos conhecer? – YouTube

Relembrando o que o Professor Marcos explicou no vídeo. A Torre move-se em formato de cruz, em linha reta, tanto na vertical quanto na horizontal, ou seja, nas linhas e colunas do tabuleiro, respectivamente, e em quantas casas quiser. Na simbologia do xadrez, as torres representam a morada do rei e os limites do reino. Por esse motivo, tais peças são colocadas nas pontas do tabuleiro. Já o cavalo é uma espécie de “arma de guerra”, pois com tal peça é possível ir mais longe e atravessar melhor os obstáculos.  Os cavalos são as únicas peças do jogo que podem se movimentar sobre outras peças, ou seja, ele pode “saltar”. Por esse motivo, seu movimento é chamado de movimento em “L”. Em resumo, o cavalo anda duas casas em qualquer direção (vertical ou horizontal) e após mais uma casa no sentido perpendicular.

ATIVIDADE 5

Assista o vídeo abaixo e aprenda como o Bispo se movimenta e o valor de cada peça.

“Xadrez básico 5 – Movimento do bispo e o valor das peças. Vamos conhecer? – Canal: Xadrez Raiz – Link: Xadrez básico 5 – Movimento do bispo e o valor das peças. Vamos conhecer? – YouTube

Conseguiram entender que os bispos são peças utilizadas de forma estratégica no jogo? Isso porque, tais peças só podem se movimentar na diagonal do tabuleiro e na cor que o representa, ou seja se sua casa inicial for clara, ele só movimenta na diagonal na casa clara, e se sua casa inicial for escura, ele só se movimenta na diagonal na casa escura. Também é importante, como o Professor Marcos explicou, saber o valor de cada peça para que possamos traçar nossas estratégias e movimentações.


Chegamos ao final das atividades do dia! Espero que vocês tenham aprendido um pouco mais de como jogar xadrez. Se gostou do que aprendeu, fique ligado na atividade “Xadrez 3” que iremos ensinar a diferença de xeque e xeque – mate, e vamos montar, jogar e comentar uma partida de xadrez.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0605) Vivenciar variados jogos salão, compreendendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: