You are currently viewing Educação Física – XADREZ 1

Educação Física – XADREZ 1

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  6ª SÉRIE da Eja. Ela foi veiculada na TV e aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nesta aula de hoje iremos dialogar sobre o xadrez. Compreenderemos o porquê do xadrez ser considerado esporte, conheceremos suas modalidades e benefícios para saúde, aprendemos a construir o tabuleiro e as peças do jogo, e ainda faremos reflexões sobre as lições de vida que esse esporte ensina.


Xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. É conhecido e praticado mundialmente. Depois do futebol é o esporte mais praticado no mundo. O xadrez se caracteriza como esporte pois tem caráter competitivo, possui regras fixas e está vinculado a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. É considerado um esporte primariamente mental, mas também exige muito preparo físico para conseguirem ficar sentados em uma cadeira por horas, concentrados e calculando jogadas e movimentações de peças. Por isso os grandes enxadristas associam o estudo e o treino técnico do xadrez aos exercícios aeróbios e de musculação. Além disso, como em outros esportes, o xadrez necessita de autocontrole emocional e psicológico. E exige também muita coordenação motora, principalmente nas modalidades mais rápidas. Existem 6 modalidades do xadrez, ou seja, possuem 6 formas diferentes de jogar esse esporte de tabuleiro, porém utilizando as mesmas regras. Essas modalidades são: presencial, virtual, simultânea, postal, às cegas e a resolução de problemas.

O xadrez presencial é uma das formas mais conhecidas do jogo. Os jogadores se encontram frente a frente para disputar a partida.

O xadrez virtual é uma modalidade que se joga à distância, também chamado de xadrez online. É a modalidade mais praticada mundialmente, sendo possível enfrentar enxadristas de toda e qualquer parte do mundo.

Já a modalidade simultânea é quando um enxadrista enfrenta vários outros em tabuleiros diferentes e ao mesmo tempo.

O xadrez postal também é jogado a distância, só que por meio de cartas. Antigamente era muito popular e praticado, nos dias de hoje, não mais, devido a praticidade da internet. Essas partidas duravam dias, meses e até anos para finalizarem.

O xadrez às cegas é uma modalidade incrível, muito difícil e exige muita técnica de memorização do enxadrista para lembrar dos seus lances e do adversário. Afinal um dos enxadristas fica vendado ou em um lugar diferente de onde está o tabuleiro, não conseguindo assim enxergá-lo.

Xadrez problemas é a modalidade de desafios. Por exemplo, um tabuleiro com posições pré-definidas é apresentado ao enxadrista e ele deverá encontrar a solução correta.

Quanto ao tempo de jogo, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) reconhece três ritmos, são eles: xadrez clássico, rápido e o relâmpago ou blitz. No clássico, cada jogador possui mais de uma hora para realizar o jogo, no rápido, de dez minutos a uma hora por jogo e, no blitz, menos de 10 minutos. No xadrez jogando na internet, há outros ritmos de jogos, por exemplo, o bullet, que é o jogo muito, muito veloz, porque cada jogador possui apenas um minuto para realizar o game.

ATIVIDADE 1

Agora que já compreendemos o porque o xadrez é considerado esporte, conhecemos suas modalidades, vamos descobrir porque essa prática que é, ao mesmo tempo tão simples e complexa, é considerada uma das melhores práticas para a saúde do nosso cérebro. Assista o vídeo abaixo, do Canal EL Hombre, para saber mais sobre esse assunto.

“6 benefícios do XADREZ para o seu cérebro” – Canal: EL HOMBRE – Link:https://www.youtube.com/watch?v=fw-bCaKw-Iw

Viram que interessante! Vamos jogar xadrez e potencializar nosso poder cerebral.

ATIVIDADE 2

O site EL Hombre, baseado no livro Xeque Mate de Kasparov, elencou alguns trechos desta obra que demonstra como algumas estratégias básicas do jogo podem ser inseridas em nosso dia-a-dia, e principalmente, aplicadas à carreira. Um desses trechos diz que a capacidade de se adaptar é crucial:

“Você não se torna o campeão mundial de xadrez sem a capacidade de executar diferentes estilos de jogo quando necessário. Às vezes você é forçado a lutar em terrenos estranhos; e não dá para simplesmente correr quando as condições não são do seu agrado.”

Kaparov quis dizer que o jogo de xadrez é igual a vida, onde somos obrigados a combater em um território desconhecido, o que pode gerar um desconforto. Porém, é necessário. Não é possível lutar somente em nosso próprio território:

“A capacidade de adaptação é fundamental para o sucesso na vida”.

Outro trecho muito interessante do livro Xeque Mate diz que é necessário convivermos com a pressão, e o xadrez nos auxilia nesse aprendizado. Kaparov pontua que:

“sentir-se apreensivo sob pressão é natural; quando ficamos calmos demais frente a um desafio é que algo está errado. Isso quer dizer que não estamos arriscando o suficiente. Alcançar o sucesso evitando desafios não é uma realização que deve dar orgulho a ninguém.”

E outra lição de vida que Kaparov assinala em sua produção é sobre estratégia. O jogo de xadrez assim como nossa vida profissional deve ser pautada por estratégias. Porém viver mudando de estratégia é o mesmo que não ter estratégia alguma. Mudar pode ser algo bom, claro. No entanto, mudanças só devem ser feitas por motivos justos e devem ser avaliadas com cuidado e, quando feita, aplicada com firmeza:

“As mudanças são essenciais. Mas elas só devem ser feitas após uma consideração cuidadosa e por uma boa causa. Apenas quando o ambiente tem uma alteração brusca você deve descartar sua estratégia inicial e mudar para uma nova. Siga o seu plano, com pequenos ajustes ao longo do caminho.”

O que você achou sobre essa relação do jogo de xadrez com a vida? Reflita sobre o assunto com seus colegas da escola e familiares, posteriormente, escreva suas conclusões em seu caderno.

ATIVIDADE 3

Agora vamos para a prática? Você tem um tabuleiro com as peças de xadrez? Suas despesas esse mês estão puxadas e você não consegue comprar nesse momento um tabuleiro? Então que tal aprender a fazer um reutilizando materiais recicláveis? Assista o vídeo abaixo, da Professora Tetê, e veja como é fácil essa construção.

“Como fazer seu próprio tabuleiro de xadrez em casa” – Canal: Lopes de Melo – Link:Como fazer seu próprio tabuleiro de xadrez em casa – YouTube

Viu como é fácil, não tem desculpas para não fazer. No vídeo, a Professora Tetê falou que são utilizadas 32 peças no tabuleiro de xadrez. Lembre que na hora que estiver construindo essas peças, devem ser 16 peças escuras e 16 peças claras. Essas peças são: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, um rei e uma dama, sendo que cada tipo de peça possui um movimento característico.


Chegamos ao final da atividade! Espero que você tenha compreendido e gostado um pouco mais do xadrez. Se gostou da modalidade, construa seu tabuleiro e fique ligado na atividade “xadrez 2” que iremos ensinar como jogar esse esporte.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0605) Vivenciar variados jogos salão, compreendendo as características histórico-culturais, normas, regras, objetivos e fundamentos.
 (EAJAEF0609) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente nos jogos, propondo compreensão e superação dos mesmos.

Assista a íntegra do Programa Conexão Escola Tv, veiculado pela TV UFG e TV Sagres: