You are currently viewing LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO TEXTUAL

LÍNGUA PORTUGUESA – PRODUÇÃO TEXTUAL

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


A PRODUÇÃO DE TEXTOS É O ATO DE EXPOR POR MEIO DE PALAVRAS AS IDEIAS SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.

SABER COMO ESCREVER UM TEXTO PODE SER UM PRÉ-REQUISITO PARA CONSEGUIR UM EMPREGO E UMA VAGA NA FACULDADE.

ISSO PORQUE PESSOAS QUE ESCREVEM BONS TEXTOS CONSEGUEM SE EXPRESSAR MELHOR.

VALE LEMBRAR QUE O HÁBITO DA LEITURA É ESSENCIAL PARA SE PRODUZIR UM BOM TEXTO.

ENQUANTO ESTAMOS LENDO VAMOS AMPLIAMOS NOSSO VOCABULÁRIO E, TAMBÉM, NOSSO REPERTÓRIO LITERÁRIO.

O HÁBITO DE LEITURA É UMA PRÁTICA EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO, O SENSO CRÍTICO E A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO.

ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TEXTO, É POSSÍVEL DIZER ALGUMA COISA A ALGUÉM, NUM DETERMINADO CONTEXTO E NUM DETERMINADO MOMENTO, TENDO ALGUM OBJETIVO.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

canal: Conexão escola – https://youtu.be/85ewAnP8IBA

QUE TAL FAZER A ATIVIDADE?

QUESTÃO 1

VAMOS ESCREVER O TEXTO DE ACORDO COM A SEQUÊNCIA DE IMAGENS. LEMBRE-SE! UMA LEGENDA PARA CADA IMAGEM. AHH E O USO DAS IMAGENS FOI AUTORIZADO PELO AUTOR ROGER MELLO. QUE FICOU MUITO FELIZ!!!

TÍTULO: ___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________ 

___________________________________________________________________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-1o-ano/


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.(EF15LP18) Relacionar textos com ilustrações e outros recursos gráficos (leitura multissemiótica).(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.
MELLO, Roger. A flor do lado de lá. São Paulo: Editora Global, 1999. (autorizado pelo autor)
IMAGENS RETIRADAS DO SITE:
HTTPS://BR.FREEPIK.COM/
HTTPS://PIXABAY.COM/PT/
CANVA