You are currently viewing Matemática – Tabelas simples e gráficos de colunas

Matemática – Tabelas simples e gráficos de colunas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

AS TABELAS SÃO ÚTEIS PARA ORGANIZAR DADOS. UTILIZAMOS AS COLUNAS E AS LINHAS PARA DISPOR AS INFORMAÇÕES. CADA INFORMAÇÃO É COLOCADA EM UMA CÉLULA.

GRÁFICO É UMA REPRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE DADOS USADA PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.

VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO TABELAS E GRÁFICOS DE COLUNAS.

Disponível em: https://cutt.ly/dNbBZYp

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Youtube – Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Estratégias de Cálculos.

Questão 1

LUCAS E ALGUNS AMIGOS ESTÃO ARRECADANDO ALIMENTOS PARA UMA CAMPANHA CONTRA A FOME, QUE ESTÁ SENDO FEITA NO BAIRRO ONDE MORAM. VEJA QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS ELES JÁ ARRECADARAM:

Disponível em: https://cutt.ly/aMhFDjg

LUCAS – 5 KG

ANA CAROLINA – 3 KG

MILENA – 7 KG

DANIEL – 4 KG

COMPLETE A TABELA COM OS DADOS DA LISTA ANTERIOR E ESCOLHA UM TÍTULO PARA ELA.

TÍTULO DA TABELA: ___________________________________________

Questão 2

COM BASE NOS DADOS DA TABELA, CONSTRUA UM GRÁFICO DE COLUNAS. NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM TÍTULO A ELE!

Questão 3

AGORA RESPONDA ÀS QUESTÕES:

1. QUAIS NOMES ESTÃO RELACIONADOS NA TABELA? _________________________________________
  1. QUANTAS COLUNAS TEM O GRÁFICO? ______________
  2. QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS FORAM ARRECADADOS POR LUCAS E SEUS AMIGOS AO TODO? _______________
  3. QUEM ARRECADOU A MAIOR QUANTIDADE DE ALIMENTOS? ______________

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF02MA22-A) Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas ou barras em contextos diversos.
(EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos.
(EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas.
(EF03MA27-B) Ler e interpretar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas.
(EF03MA27-C) Comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos significativos da realidade sociocultural.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.