Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
AS TABELAS SÃO ÚTEIS PARA ORGANIZAR DADOS. UTILIZAMOS AS COLUNAS E AS LINHAS PARA DISPOR AS INFORMAÇÕES. CADA INFORMAÇÃO É COLOCADA EM UMA CÉLULA.
GRÁFICO É UMA REPRESENTAÇÃO DE UM CONJUNTO DE DADOS USADA PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.
VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO TABELAS E GRÁFICOS DE COLUNAS.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Questão 1
LUCAS E ALGUNS AMIGOS ESTÃO ARRECADANDO ALIMENTOS PARA UMA CAMPANHA CONTRA A FOME, QUE ESTÁ SENDO FEITA NO BAIRRO ONDE MORAM. VEJA QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS ELES JÁ ARRECADARAM:
LUCAS – 5 KG
ANA CAROLINA – 3 KG
MILENA – 7 KG
DANIEL – 4 KG
COMPLETE A TABELA COM OS DADOS DA LISTA ANTERIOR E ESCOLHA UM TÍTULO PARA ELA.
TÍTULO DA TABELA: ___________________________________________
Questão 2
COM BASE NOS DADOS DA TABELA, CONSTRUA UM GRÁFICO DE COLUNAS. NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM TÍTULO A ELE!
Questão 3
AGORA RESPONDA ÀS QUESTÕES:
- QUAIS NOMES ESTÃO RELACIONADOS NA TABELA? _________________________________________
- QUANTAS COLUNAS TEM O GRÁFICO? ______________
- QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS FORAM ARRECADADOS POR LUCAS E SEUS AMIGOS AO TODO? _______________
- QUEM ARRECADOU A MAIOR QUANTIDADE DE ALIMENTOS? ______________
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF02MA22-A) Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples e gráficos de colunas ou barras em contextos diversos. (EF02MA22-D) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima e seus desdobramentos. (EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas. (EF03MA27-B) Ler e interpretar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas. (EF03MA27-C) Comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos significativos da realidade sociocultural. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |