You are currently viewing Matemática – Tabelas simples e de dupla entrada

Matemática – Tabelas simples e de dupla entrada

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

As tabelas estão presentes em jornais, revistas e outros meios de comunicação. São utilizadas para demonstrar de forma mais rápida e fácil uma situação envolvendo números.

Vamos resolver alguns exercícios utilizando tabelas simples e de dupla entrada.

Disponível em: https://cutt.ly/2NkUN0W

Assista a videoaula a seguir:

Youtube, Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – Tabelas simples e de dupla entrada

Questão 1

O professor de Educação Física fez uma pesquisa para saber o esporte preferido da turma e montou uma tabela com o resultado. Observe:

1. Quais são os esportes apresentados na tabela?
  2. Quantos meninos preferem vôlei?
  3. Quantas meninas preferem basquete?
  4. Qual é o total de estudantes que preferem futebol?

Questão 2

Ainda sobre os dados da questão anterior, complete a tabela a seguir com o total de votos que cada esporte recebeu:

→ Como você fez para completar a tabela?

Questão 03

Como você se comunica com seus amigos quando não estão por perto?

Disponível em: https://cutt.ly/YMhH5KK

Há alguns anos não existia internet nem celular e as pessoas usavam outros meios de comunicação. Que tal fazer uma pesquisa com os adultos de sua família para descobrir qual meio de comunicação eles usavam para falar com os amigos que não estavam por perto?

Qual pergunta você pode fazer?

Elabore pelo menos 3 opções de resposta para a pergunta que você escreveu acima e registre aqui:

Para quem você vai fazer a pergunta? De que forma? Quantas pessoas você vai entrevistar?

Preencha a tabela a seguir de acordo com a pesquisa realizada por você:

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas
(EF04MA08-A) Identificar possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabilizá-los usando estratégias pessoais.
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos.
(EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.