You are currently viewing Matemática – Sólidos geométricos

Matemática – Sólidos geométricos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Os sólidos geométricos, também chamados de figuras espaciais são figuras tridimensionais que possuem: altura, largura e comprimento.

Os sólidos geométricos possuem sua representação espacial e sua representação planificada.

Vamos responder a algumas questões?

Disponível em: https://cutt.ly/QVpSSaO, acesso em 18, set. 22. 

Questão 1

Celina trabalha em uma fábrica que produz caixas, porém como a máquina de corte estava desregulada e, foram feitos alguns moldes errados. A seguir, analise os moldes abaixo e identifique qual das planificações forma​ ​a caixa (cubo) a ser produzida.

Depois de encontrar a planificação correta da caixa (cubo) escreva:

  • Quantas arestas?
  • Quantos vértices?
  • Quantas faces?

Questão 2

Juliana foi ao supermercado com sua mãe, chegando em casa sua mãe pediu a ela que ajudasse a guardar as compras. Juliana notou que produtos e até mesmo embalagens lembravam sólidos geométricos – figuras geométricas espaciais, como as que ela havia estudado na escola. Juliana, antes de guardá-las, resolveu agrupá-las de acordo com suas características e formatos. 

a) Cite alguns objetos encontrados no supermercado que possuem características e formatos semelhantes aos sólidos geométricos?

b) Qual/quais critério/s Juliana utilizou para fazer a separação e os agrupamentos?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz curiosidades sobre a montanha russa mais alta do mundo.

Canal Lucyana Oliveira. Curiosidade sobre a montanha russa mais alta do mundo. Disponível em: CURIOSIDADE SOBRE A MONTANHA RUSSA MAIS ALTA DO MUNDO – YouTube
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais
(EF05MA16-A) Identificar, associar, analisar e comparar figuras planas e não planas, com ou sem uso de materiais manipuláveis.
(EF05MA16-B) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico.
(EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais.
(EF05MA16-C) Reconhecer faces, vértices e arestas nas figuras espaciais, planificadas ou não.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.