You are currently viewing Matemática – Probabilidade e Estatística

Matemática – Probabilidade e Estatística

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

A PROBABILIDADE É UM RAMO DA MATEMÁTICA QUE ESTUDA MANEIRAS DE COMO ESTIMAR A CHANCE DE UM DETERMINADO EVENTO ACONTECER.

ATRAVÉS DA ESTATÍSTICA SÃO DESENVOLVIDAS TÉCNICAS COMO A COLETA DE DADOS E SUA ORGANIZAÇÃO, INTERPRETAÇÃO, ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO.

VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://cutt.ly/j1r4iG9

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Youtube, Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Questão 1

RESOLVA ALGUNS PROBLEMAS DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NESTE DIVERTIDO JOGO. ACESSE O SITE A SEGUIR E DIVIRTA-SE:

https://cutt.ly/h1Njoof 

CASO NÃO TENHA ACESSO À INTERNET, OS PROBLEMAS SÃO OS SEGUINTES:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF03MA26-A) Resolver problemas com dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas simples em situações significativas das realidades sociocultural e econômica. 
(EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas. 
(EF03MA27-B) Ler e interpretar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas. 
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
(EF03MA26) Resolver situações problema cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.