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Matemática – Probabilidade

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Probabilidade, do mesmo jeito que a possibilidade, é qualquer coisa que pode acontecer. Só que na probabilidade tem-se uma estimativa de quanto pode e quanto não pode acontecer.

Vamos resolver alguns exercícios utilizando a probabilidade.

Disponível em: https://cutt.ly/lNhbfWp

Assista a videoaula a seguir:

Youtube – Canal: Conexão Escola – Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 4º Bim – Videoaula 2 – Probabilidade

Questão 1

Max e seus amigos brincam com a roleta representada ao lado, que está dividida em partes iguais.

Disponível em: https://cutt.ly/dMhLiUa

Não podemos prever qual cor será sorteada ao girarmos a roleta, mas podemos afirmar que todas as cores têm a mesma chance de serem sorteadas, ou seja, são igualmente prováveis.

  1. Ao girar a roleta, é possível sortear quais cores?

_________________________________________________________________

  1. Em quantas partes a roleta está dividida? Quantas estão pintadas de verde?

_________________________________________________________________

  1. Qual é a probabilidade de girarmos essa roleta e ela parar na cor:

vermelha? __________________       azul? ______________________

Questão 2

De quantas maneiras uma garota pode responder 10 perguntas, cujas respostas só Usando os algarismos 1, 2, 3 e 4, Camila escreveu todos os números de dois algarismos diferentes possíveis:

Ela escreveu esses números em fichas, as quais foram colocadas em uma urna. Se Camila sortear uma ficha, qual é a probabilidade de ser um número:

  1. sem o algarismo 4? ________
  2. menor do que 21? _______
  3. par? _________
  4. com o algarismo 2 na ordem das unidades? _________
  5. composto dos algarismos 1 e 3? ________

Questão 3

Conte e anote a quantidade de meninos e a quantidade de meninas em sua turma.

meninos ______                   meninas _____

  1. Se sortearmos o nome de um estudante da sala, teremos mais chance de sortear uma menina ou um menino? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. Ao sortearmos um estudante de sua turma, determine a probabilidade de ser:

um menino __________                             uma menina __________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis).
(EF05MA02-A) Reconhecer os termos da fração e fazer leitura de números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal, e representá-los na reta numérica.
(EF05MA02-B) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal e representá-los na reta numérica.
(EF05MA03-A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte/todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos.
(EF05MA03-B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recursos.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.