Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Probabilidade, do mesmo jeito que a possibilidade, é qualquer coisa que pode acontecer. Só que na probabilidade tem-se uma estimativa de quanto pode e quanto não pode acontecer.
Vamos resolver alguns exercícios utilizando a probabilidade.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Max e seus amigos brincam com a roleta representada ao lado, que está dividida em partes iguais.
Não podemos prever qual cor será sorteada ao girarmos a roleta, mas podemos afirmar que todas as cores têm a mesma chance de serem sorteadas, ou seja, são igualmente prováveis.
- Ao girar a roleta, é possível sortear quais cores?
_________________________________________________________________
- Em quantas partes a roleta está dividida? Quantas estão pintadas de verde?
_________________________________________________________________
- Qual é a probabilidade de girarmos essa roleta e ela parar na cor:
vermelha? __________________ azul? ______________________
Questão 2
De quantas maneiras uma garota pode responder 10 perguntas, cujas respostas só Usando os algarismos 1, 2, 3 e 4, Camila escreveu todos os números de dois algarismos diferentes possíveis:
Ela escreveu esses números em fichas, as quais foram colocadas em uma urna. Se Camila sortear uma ficha, qual é a probabilidade de ser um número:
- sem o algarismo 4? ________
- menor do que 21? _______
- par? _________
- com o algarismo 2 na ordem das unidades? _________
- composto dos algarismos 1 e 3? ________
Questão 3
Conte e anote a quantidade de meninos e a quantidade de meninas em sua turma.
meninos ______ meninas _____
- Se sortearmos o nome de um estudante da sala, teremos mais chance de sortear uma menina ou um menino? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Ao sortearmos um estudante de sua turma, determine a probabilidade de ser:
um menino __________ uma menina __________
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidades estruturantes: | (EF05MA23) Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). (EF05MA02-A) Reconhecer os termos da fração e fazer leitura de números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal, e representá-los na reta numérica. (EF05MA02-B) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal e representá-los na reta numérica. (EF05MA03-A) Reconhecer os significados dos números racionais, parte/todo, quociente, e utilizá-los em diferentes contextos. (EF05MA03-B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recursos. |
Referências: | CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. |