You are currently viewing Matemática – Princípio fundamental da contagem

Matemática – Princípio fundamental da contagem

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

O princípio fundamental da contagem, também chamado de princípio multiplicativo, é utilizado para encontrar o número de possibilidades para um evento.

Vamos resolver alguns exercícios utilizando esse princípio.

Disponível em: https://cutt.ly/mBhC0sl.

Assista a videoaula a seguir:

Youtube, Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Princípio fundamental da contagem

Questão 1

Uma mansão possui 9 portas que dão acesso ao seu interior. De quantas maneiras uma pessoa pode entrar na mansão e sair por uma porta diferente da que usou para entrar?

Questão 2

De quantas maneiras uma garota pode responder 10 perguntas, cujas respostas só podem ser sim ou não?

Questão 3

Márcia fará uma pequena viagem e levará duas calças, três camisetas e duas sandálias. De quantas formas diferentes ela pode fazer um look com essas peças?

Faça um diagrama de árvore para representar as possibilidades de Márcia.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF05MA09-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.
(EF05MA07-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.