You are currently viewing Matemática – Medidas de tempo

Matemática – Medidas de tempo

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

AS MEDIDAS DE TEMPO SURGIRAM PARA ATENDER A VÁRIAS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE SE TEM NOTÍCIA PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO FOI O SOL. ATUALMENTE, MEDIR O TEMPO CONTINUA SENDO UMA TAREFA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA E IMPORTANTE E, POR ISSO, FORAM CRIADOS OS RELÓGIOS E CALENDÁRIOS.

 VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO MEDIDAS DE TEMPO.

Disponível em: https://cutt.ly/CVY4FyW, acesso em25, set. 22.

Questão 1

AS UNIDADES USADAS PARA MARCAR O TEMPO EM GERAL SÃO CHAMADAS DE MEDIDAS DE TEMPO. ESSES PADRÕES UTILIZADOS PARA MARCAR O TEMPO SÃO FACILMENTE  ENCONTRADAS EM NOSSO DIA-A-DIA. 

UMA DAS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TEMPO É O CALENDÁRIO. CADA MÊS É COMPOSTO POR 4 SEMANAS QUE EM GERAL POSSUEM 30 DIAS. HÁ MESES QUE POSSUEM 30 DIAS E OUTROS QUE POSSUEM 31 DIAS. O MÊS DE FEVEREIRO É O ÚNICO COMPOSTO POR 28 DIAS. NOS ANOS BISSEXTOS, ESTE MÊS POSSUI 29 DIAS, POIS É ACRESCENTADO UM DIA HÁ MAIS. 

OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO DO ANO DE 2023.

  • QUANTOS MESES UM ANO POSSUI?
  • QUAIS SÃO OS MESES QUE POSSUEM 30 DIAS?
  • E OS QUE POSSUEM 31?
  • COMO VOCÊ PODE INDICAR A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO?

Questão 2

PODEMOS ESCREVER UMA DATA DA SEGUINTE MANEIRA:

AGORA ESCREVA A DATA:

  • DE HOJE:
  • DE AMANHÃ:
  • DE ONTEM:
  • DO SEU PRÓXIMO ANIVERSÁRIO:

Questão 3

LEIA A INFORMAÇÃO:

 Disponível em: https://cutt.ly/dVUrHqE,  acesso em25, set. 22.

AGORA COMPLETE DE ACORDO COM A IMAGEM:

  • O PONTEIRO MAIOR INDICA O NÚMERO _______.
  • O PONTEIRO MENOR INDICA O NÚMERO ______.
  • O RELÓGIO ESTÁ MARCANDO ______ HORAS.

Questão 4

VOCÊ COSTUMA CONSULTAR O RELÓGIO? EM QUAIS SITUAÇÕES DIARIAMENTE?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

APROVEITE PARA DESCORIR VÁRIAS MANEIRAS UTILIZADAS PARA SE MEDIR O TEMPO ASSITINDO AO VÍDEO ABAIXO:

Canal Lucyana Oliveira Borba. O tempo. Disponível em: O TEMPO – YouTube

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF01MA17-A) Reconhecer e relacionar períodos do dia, matutino, vespertino, noturno, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, mural de aniversário, mural do tempo.
(EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.