Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
AS MEDIDAS DE TEMPO SURGIRAM PARA ATENDER A VÁRIAS NECESSIDADES DOS SERES HUMANOS. A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE SE TEM NOTÍCIA PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO FOI O SOL. ATUALMENTE, MEDIR O TEMPO CONTINUA SENDO UMA TAREFA EXTREMAMENTE NECESSÁRIA E IMPORTANTE E, POR ISSO, FORAM CRIADOS OS RELÓGIOS E CALENDÁRIOS.
VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES ENVOLVENDO MEDIDAS DE TEMPO.
Questão 1
AS UNIDADES USADAS PARA MARCAR O TEMPO EM GERAL SÃO CHAMADAS DE MEDIDAS DE TEMPO. ESSES PADRÕES UTILIZADOS PARA MARCAR O TEMPO SÃO FACILMENTE ENCONTRADAS EM NOSSO DIA-A-DIA.
UMA DAS PRINCIPAIS MEDIDAS DE TEMPO É O CALENDÁRIO. CADA MÊS É COMPOSTO POR 4 SEMANAS QUE EM GERAL POSSUEM 30 DIAS. HÁ MESES QUE POSSUEM 30 DIAS E OUTROS QUE POSSUEM 31 DIAS. O MÊS DE FEVEREIRO É O ÚNICO COMPOSTO POR 28 DIAS. NOS ANOS BISSEXTOS, ESTE MÊS POSSUI 29 DIAS, POIS É ACRESCENTADO UM DIA HÁ MAIS.
OBSERVE O CALENDÁRIO ABAIXO DO ANO DE 2023.
- QUANTOS MESES UM ANO POSSUI?
- QUAIS SÃO OS MESES QUE POSSUEM 30 DIAS?
- E OS QUE POSSUEM 31?
- COMO VOCÊ PODE INDICAR A DATA DO SEU ANIVERSÁRIO?
Questão 2
PODEMOS ESCREVER UMA DATA DA SEGUINTE MANEIRA:
AGORA ESCREVA A DATA:
- DE HOJE:
- DE AMANHÃ:
- DE ONTEM:
- DO SEU PRÓXIMO ANIVERSÁRIO:
Questão 3
LEIA A INFORMAÇÃO:
AGORA COMPLETE DE ACORDO COM A IMAGEM:
- O PONTEIRO MAIOR INDICA O NÚMERO _______.
- O PONTEIRO MENOR INDICA O NÚMERO ______.
- O RELÓGIO ESTÁ MARCANDO ______ HORAS.
Questão 4
VOCÊ COSTUMA CONSULTAR O RELÓGIO? EM QUAIS SITUAÇÕES DIARIAMENTE?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
SAIBA MAIS
APROVEITE PARA DESCORIR VÁRIAS MANEIRAS UTILIZADAS PARA SE MEDIR O TEMPO ASSITINDO AO VÍDEO ABAIXO:
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF01MA17-A) Reconhecer e relacionar períodos do dia, matutino, vespertino, noturno, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, mural de aniversário, mural do tempo. (EF02MA19-B) Reconhecer unidades distintas de medida de tempo, como dias, meses, anos, horas, minutos, e instrumentos diversos de medida e marcação temporal, relógios digitais e/ou analógicos |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |