You are currently viewing Matemática – Localização

Matemática – Localização

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Na matemática utilizamos um sistema de eixo que nos permite a localização de qualquer ponto no plano ou no espaço.

Vamos responder a algumas questões?

Disponível em: https://cutt.ly/a1N9Xqm 

Questão 1

Resolva algumas questões relacionadas à localização neste jogo divertido. Acesse o link:

https://cutt.ly/G1MukI5 

Caso não tenha acesso à internet, as questões são:

Observe a imagem a seguir, qual objeto está localizado no D2:

  • Qual par ordenado está localizado a bola?

Observe a malha quadriculada a seguir:

  • Quais as coordenadas do ponto A?
  • Observe a planta de um clube desenhada em malha quadriculada abaixo e o trajeto realizado por Laura, umas das funcionárias do local. Ela saiu da coordenada (2,1), passou pela coordenada (5,2), foi à coordenada (5,5) e por fim parou na coordenada (1,4). Em qual espaço do clube ela chegou?
  • (Saresp 2007). Observe a figura abaixo. Em qual posição está a roda da frente do carro?

Observe na figura abaixo, o caminho percorrido por Tiago. Ele saiu do ponto A e chegou ao ponto B.

  • Como ele fez para chegar ao ponto B?

Observe o parque de diversões representado abaixo: Assinale a alternativa que mostra a localização do carrossel.

 (Saresp 2007). O barco na figura ao lado está localizado na posição X.

  • Que posição é esta?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

Pra você saber mais, assista ao vídeo que traz curiosidades sobre a montanha russa mais alta do mundo.

Canal Lucyana Oliveira. Curiosidade sobre a montanha russa mais alta do mundo. Disponível em: CURIOSIDADE SOBRE A MONTANHA RUSSA MAIS ALTA DO MUNDO – YouTube
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.
(EF05MA14) Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.