You are currently viewing Matemática – Localização e Deslocamento

Matemática – Localização e Deslocamento

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

EM MUITAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA, PRECISAMOS DESCREVER A POSIÇÃO DOS OBJETOS OU PESSOAS PARA QUE SEJAM LOCALIZADOS. PARA NOS AJUDAR PODEMOS USAR A LOCALIZAÇÃO E O DESLOCAMENTO.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://cutt.ly/y1ZGUE7

Questão 1

JOÃO TRABALHA EM UM RESTAURANTE, LÁ EXISTE UMA PLACA INDICANDO ONDE FICA A ENTRADA DO ESTACIONAMENTO. VEJA A PLACA A SEGUIR:

ELA ESTÁ INDICANDO QUAL POSIÇÃO?

  1. PARA CIMA
  2. PARA BAIXO
  3. PARA A ESQUERDA
  4. PARA A DIREITA

Questão 2

A IMAGEM ABAIXO É UMA REPRESENTAÇÃO DE UM CINEMA QUE MOSTRA AS CADEIRAS NUMERADAS DE 1 A 20. JULIANA GANHOU UM INGRESSO E NELE ESTAVA ESCRITO QUE SUA CADEIRA SE LOCALIZA ANTES DO NÚMERO 13 E ACIMA DO NÚMERO 7. QUAL É A CADEIRA DE JULIANA?

Questão 3

DE ACORDO COM A IMAGEM ABAIXO, QUAIS TRANSPORTES ESTÃO DO LADO ESQUERDO?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

APRENDA A FAZER UMA CALCULADORA DE ADIÇÃO COM MATERIAIS QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA. VEJA COMO É FÁCIL!

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF02MA12-A) Identificar e registrar a localização, em linguagem verbal ou não verbal, utilizando os termos ao lado de, entre, antes de, após o, à esquerda ou à direita e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido como ir adiante, em linha reta e mudar de direção virando à direita ou à esquerda; caminhar na mesma direção, mas em sentido oposto ao deslocamento de alguém. Exemplo: utilizar um croqui da sala de aula para indicar que uma pessoa está entre outras duas, ou à direita de uma e à esquerda de outra, ou em frente ao quadro e ao lado da porta.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.