You are currently viewing Matemática – Frações unitárias

Matemática – Frações unitárias

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Fração unitária é toda fração cujo numerador é 1.

Vamos resolver alguns exercícios utilizando as frações unitárias.

Disponível em: https://cutt.ly/TBIKkzX 

Assista a videoaula a seguir:

Youtube, Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Frações Unitárias

Questão 1

Represente as frações abaixo:

½

⅓ 

¼

Questão 2

Pinte a parte correspondente a cada fração:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 4º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF04MA09-B) Ler e escrever números racionais, de uso frequente no cotidiano, representados na forma fracionária e/ou decimal, diferenciando uma fração própria de uma imprópria.
(EF04MA09-C) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando material manipulável, concreto, bem como a reta numérica como recursos.
(EF04MA10-A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional. 
(EF04MA10-B) Examinar as regras do sistema de numeração decimal para leitura e representação dos números racionais na forma decimal, compreendendo que 1/10 e 0,1 representam a mesma parte de um inteiro, o mesmo valendo para 1/100 e 0,01, associando, assim, que em 1 inteiro há 10 décimos ou 100 centésimos.
(EF04MA10-C) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação decimal.
(EF04MA10-D) Relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
(EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.