You are currently viewing Matemática – Figuras geométricas planas

Matemática – Figuras geométricas planas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

AS FORMAS GEOMÉTRICAS ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA. AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS SÃO AQUELAS QUE POSSUEM APENAS DUAS DIMENSÕES: COMPRIMENTO E LARGURA. ENTRE ELES ESTÃO O CÍRCULO, O QUADRADO, O TRIÂNGULO, O RETÂNGULO E VÁRIOS OUTROS.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

  Disponível em: https://cutt.ly/oVUOPea, acesso em, 25 set. 22.

Questão 1

A PALAVRA “FOTOGRAFIA” É FORMADA PELA JUNÇÃO DOS ELEMENTOS “PHOS/PHOTO” = LUZ, E “GRAPHEIN” = MARCAR, DESENHAR OU REGISTRAR. AS FOTOGRAFIAS TEM VÁRIAS FUNÇÕES: REGISTRAR FATOS HISTÓRICOS, CAPTURAR IMAGENS DE OBRAS DE ARTE E CONSTRUÇÕES CULTURAIS, ALÉM DE MOMENTOS DO DIA A DIA. UMA FOTOGRAFIA PODE SER APRESENTADA COM DIFERENTES TIPOS DE MEDIDAS.

Disponível em: https://cutt.ly/fVUTRhE, acesso em 18, set. 22. 

A) O FORMATO DE UMA FOTOGRAFIA PADRÃO (10X15 CM), LEMBRA QUAL FIGURA GEOMÉTRICA PLANA? 

Questão 2

EM UM PROGRAMA DE COMPUTADOR ANDREA DESENHOU UMAS LINHAS. VEJA:

DENTRE AS LINHAS QUE ELA DESENHOU ESTÃO POLÍGONOS E NÃO POLÍGONOS. SABENDO QUE UM POLÍGONO É UMA FIGURA PLANA COMPOSTA POR SEGMENTOS DE RETAS QUE NÃO SE CRUZAM, RESPONDA:

  • QUAL É O ÚNICO POLÍGONO APRESENTADO?
  • POR QUE A FIGURA G, B E C NÃO SÃO CONSIDERADOS POLÍGONOS?
  • OS POLÍGONOS POSSUEM DUAS DIMENSÕES. QUAIS SÃO ELAS?

Questão 3

COMO VOCÊ JÁ SABE, TODO POLÍGONO POSSUI VÉRTICES E LADOS. OS POLÍGONOS PODEM SER NOMEADOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE LADOS. COMPLETE:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


SAIBA MAIS

ASSISTA AO VIDEO E CONHEÇA ESSE QUEBRA-CABEÇAS CHINÊS FORMADO POR SETE PEÇAS QUE É BASTANTE UTILIZADO EM SALA DE AULA PARA FACILITAR O ESTUDO DA GEOMETRIA E AMPLIAR O DESENVOLVIMENTO DO RACICÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO E DA CRIATIVIDADE.

Canal Lucyana Oliveira. O Tangran. Disponível em: O TANGRAM – YouTube.

Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF03MA16-A) Reconhecer figuras de mesmo formato e suas respectivas medidas por meio de sobreposição, utilizando materiais manipuláveis como peças de quebra-cabeças.
(EF03MA15-B) Comparar e classificar figuras planas, como triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo, em relação a seus lados: quantidade, posições relativas e comprimento, e vértices, registrando essas características em esquemas e tabelas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.