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Matemática – Estratégias de cálculos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

COM O CÁLCULO MENTAL PODEMOS CONSTRUIR ESTRATÉGIAS PARA ENCONTRAR   RESPOSTAS DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE, SEM O AUXÍLIO DE UMA CALCULADORA.

VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMINHAS USANDO SOMENTE O CÁLCULO MENTAL.

Disponível em: https://cutt.ly/WBla0BC 

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Youtube – Canal Conexão Escola: Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 4º Bim – Videoaula 1 – Estratégias de Cálculos.

Questão 1

A CARINA TEM UM LINDO JARDIM EM CASA. NUM CERTO DIA, AO ACORDAR, PERCEBEU QUE HAVIA 10 ROSAS EM SEU JARDIM E NO DIA SEGUINTE JÁ HAVIA 15 ROSAS. O QUE ACONTECEU DE UM DIA PARA O OUTRO?

Disponível em: https://cutt.ly/OBlfkTV

A) MORRERAM 5 FLORES.

B) NASCERAM 9 FLORES.

C) MORRERAM 10 FLORES.

D) NASCERAM 5 FLORES.

Questão 2

Disponível em: https://cutt.ly/tBlH7ma

NO INÍCIO DO DIA, RICARDO TINHA 23 REAIS. DEPOIS, ELE GANHOU 5 REAIS E EM SEGUIDA MAIS 2 REAIS. COM QUANTO RICARDO FICOU?

Questão 3

MÁRIO ESTÁ REFORMANDO SEU BANHEIRO E DECIDIU COMPRAR 20 CAIXAS DE AZULEJO. SABENDO QUE AS 20 CAIXAS JUNTAS PESAM 40 QUILOGRAMAS, QUANTO PESA 10 CAIXAS?

Disponível em: https://cutt.ly/5BlL1xT

A) 10 QUILOGRAMAS.

B) 20 QUILOGRAMAS.

C) 30 QUILOGRAMAS.

D) 40 QUILOGRAMAS.         

Questão 4

Disponível em: https://cutt.ly/vBlCa7p

PEDRO TINHA 20 CARRINHOS, ELE GANHOU MAIS 10 DE SEU IRMÃO E DEU 5 PARA SEU PRIMO. COM QUANTOS CARRINHOS PEDRO FICOU?   

    


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas.
(EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10), com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculos e registros.
(EF03MA07-A) Explorar fatos básicos da multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10 para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas e nos procedimentos de cálculo, mental ou escrito.
(EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.